Perguntas frequentes e relevantes sobre os Treinamentos Olho de Tigre

1. Por que  desenvolvemos treinamentos comportamentais na Olho de Tigre?

Tudo teve início quando a empresa Gauss Consulting Group, também administrada pela Holding Pavani, que era, até 2011, detentora da marca OLHO DE TIGRE (pois tratava-se de uma divisão de negócios desta empresa). Como a Gauss sempre foi uma empresa especializada em Primazia da Gestão para empresas que prestam Serviços Públicos, desde 1990 implantava sistemas de gestão que promoviam contundentes transformações de de a práticas de gestão, o que exigiu, na época, que as transformações fossem feitas não somente no Modelo de Gestão destas organizações, mas também, e principalmente, na força de trabalho que nelas atuavam. Foi a partir desta constatação, que alguns dos profissionais da Gauss foram em busca de especializações  em “ciências do comportamento” para desenvolver treinamentos que pudessem auxiliar as pessoas que trabalhavam nas organizações a aceitarem o processo de mudança que a empresa iria passar nos próximos anos.

2. Qual o objetivo dos Treinamentos Olho de Tigre?

Depois de muito estudo, participação em diversos tipos de treinamento e observação cuidadosa do mercado, decidimos que  o treinamento mais adequado seriam os denominados de “inundação emocional” (também rotulados domo treinamentos de ALTO IMPACTO), ou seja, treinamentos vivenciais, com caráter de imersão e que fosse capaz de fazer com que as pessoas pudessem SENTIR o aprendizado e não apenas ENTENDER a mensagem. Assim foi criado o OT1 Awake e o OT2 Rising, mas a demanda deste tipo de treinamento aumentou muito no mercado e a partir de 2011 a divisão Olho de Tigre da Gauss Consulting Group tornou-se uma empresa especializada em diagnóstico e consultoria em Cultura Organizacional além de treinamentos com foco em Inteligência Comportamental, desenvolvendo o que chamamos hoje de MOTDH – Método Olho de Tigre de Desenvolvimento Humano com base na TFIT – Trilha de Formação em Inteligência Comportamental (composta de 4 intervenções – CDC + CAC + OLP + PIC) e uma certificação profissional – DHBI), tendo como objetivo o desenvolvimento da PLENITUDE para fundamentalizar o EMPREENDEDORISMO PROTAGONISTA em ambiências organizacionais que estejam migrando para a cultura HOLACRÁTICA ou assemelhada as culturas que tenham como premissa a inovação incremental ou disruptiva.

3. Os Treinamentos Olho de Tigre trabalham com quais emoções das pessoas?

Os MOTDH é formado pela TFIT – Trilha de Formação em Inteligência Comportamental que trabalha preponderantemente as quatro emoções básicas: MEDO, ALEGRIA, RAIVA e TRISTEZA (que são os sentimentos que mais estão em evidência no dia-a-dia), mas também trabalha as suas derivações tais como: ANSIEDADE, ESTRESSE, TRABALHO SOB PRESSÃO, SOFRIMENTO POR ANTECIPAÇÃO, PERDÃO, ARREPENDIMENTO, TIMIDEZ, TRABALHO EM EQUIPE, TRABALHO EM TIMES, SUPERAÇÃO DE LIMITES PESSOAIS, FOBIAS, VALORIZAÇÃO DE SI MESMO E DO OUTRO, a partir do livro publicado chamado AS 30 LEIS DO OLHO DE TIGRE (Ed. LITERARE Books). Estas emoções são trabalhadas com foco na recontextualização e resignificação para aflorar no indivíduo o comportamento empreendedor protagonista, tão exigido no século XXI.

 4. Qual os diferenciais dos Treinamentos OT em relação a outros treinamentos desta natureza?

Somos diferentes em muitos sentidos  das diversos treinamentos de multidão e sensacionalistas disponíveis do mercado e ainda com métodos questionáveis (na nossa opinião). Queremos ser caracterizados como uma alternativa a grande maioria dos treinamentos comportamentais disponíveis. Em relação especificamente ao PIC – Programa de Imersão em Inteligência Comportamental, nossa mais profunda experiência, temos 9 diferenças em relação aos demais (vide vídeo) das quais destaco que somos a única empresa no segmento que estuda minuciosamente o participante antes dele começar sua experiência. Com base numa série de testes e questionários (que devem  ser respondidos antes da data do treinamento, incluindo uma anamnese através da leitura atomogrâmica da glândula pineal que diagnostica estados emocionais e o funcionamento do sistema imunológico) estudamos o participante com  relativo grau de profundidade de forma que podemos planejar antecipadamente como a pessoa viverá cada uma das 42 dinâmicas durante os 3 dias do treinamento (o treinamento sempre começa as 00:01 horas de um sábado e termina as 15:00 horas da segunda-feira seguinte). Outra grande diferença especificamente do PIC é que cada participante receberá seu KIT DE PARTICIPAÇÃO (com uma série de atividades a fazer ANTES de iniciar seu treinamento) em uma data específica após a efetivação de sua matrícula e deverá devolvê-lo para a nossa equipe, impreterivelmente, em até 4 dias antes da data de seu treinamento começar, para que os Facilitadores Master tenham tempo para analisá-lo com calma e se prepararem para ministrar as experiências. Embora seja tudo definido, as experiências são totalmente particularizadas respeitando as dificuldades e limites de cada indivíduo. Além do PIC, outra diferença relevante é a TFIC propriamente dita, que são conteúdos conceituais que o aluno tem acesso antes e depois da parte vivencial, ou seja, tem o CDC – Curso de Desenvolvimento Comportamental que configura uma curso totalmente ON-LINE com 30 videoaulas e 29 ARA (atividades práticas de reflexão ativa) que abordam as 30 LEIS DO OLHO DE TIGRE (cujo livro o aluno ganha quando se matricula no PIC), tem o CAC – Curso de Autoanálise Comportamental com 11 videoaulas densas que configura outro curso totalmente ON-LINE que aborda as principais técnicas que os facilitadores Master estudaram para criar o MOTDH e a OLP – Oficina de Life Plan (Plano de Vida) que configura uma série de 8 encontros com o Prof. Pavani cujo objetivo é construir um documento que caracterize o PLANO DE VIDA do indivíduo. Ao final de toda esta trilha o profissional recebe um reconhecimento chamado Certificação DHBI – Declaration of Human  Behavior Improvement que configura que a pessoa tem uma distinção de desenvolvimento comportamental que merece destaque.

5.Qual o maior desafio em participar dos Treinamentos da OT? 

O maior desafio é participar do PIC, nossa experiência de imersão, pois vai forçar o participante a descobrir suas próprias limitações (máscara do limite) e desenvolver seu perfil empreendedor e protagonista. Os demais treinamentos da trilha (CDC + CAC + OLP) levam o participante a refletir sobre si mesmo com vistas ao autoconhecimento interior e conduzem ao enfrentamento das adversidades com determinação e segurança. Podemos dizer que os desafios são diferentes para cada participante.

 6.Quais as técnicas utilizadas para ministrar os Treinamentos OT?

Utiliza-se preponderantemente de técnicas de inundação emocional a partir de conceitos de cunho acadêmico e neurocientífico que são decorrentes das seguinte metodologias:

  • Neurociências e funcionamento do cérebro
  • Medicina Comportamental
  • Conceitos sobre religião e religiosidade
  • Aprendizagem Acelerada e Tipos de Inteligência
  • Método Silva de Controle Mental
  • Mapeamento das Competências Emocionais (EQ-MAP)
  • Eneagrama
  • Análise Transacional
  • Programação Neurolinguística
  • Dianética
  • Emotologia
  • Processo Hoffman da Quadrinidade / SAT
  • Visão Consiliente do conhecimento

7. Ao participar dos Treinamentos OLHO DE TIGRE o participante recebe algum material didático?

No que se refere ao PIC, recebe o material que caracteriza o KIT de Participação, o livro AS 30 LEIS DO OLHO DE TIGRE, uma apostila que será utilizada durante toda a experiência vivencial e uma pasta de couro para acondicionar todas as suas atividades. O participante ficará sabendo efetivamente do formato das dinâmicas de inundação emocional que participará apenas quando adentrar no espaço do treinamento. Quanto aos demais treinamento da trilha, no CAC e no CDC o participante receberá os slides de cada videoaula e muita bibliografia sugerida e na OLP o participante receberá todos os templates necessário para caracterizar o dossiê de seu PLANO DE VIDA e uma pasta para armazenar todos eles.

 8.Como é composta a Equipe que ministra os Treinamentos OT?

A Equipe do Treinamento de Imersão (PIC) é composta por 2(dois) Facilitadores Master, e 10 membros da Equipes de Apoio (1 Apoio Líder + 4 outros Apoiadores + 1 Profissional da Saúde (com formação em Enfermagem-Padrão e experiência consolidada em UTI) + 2 profissionais paramédicos que ficam disponíveis na ambulância contratada durante todo os dois primeiros dias do treinamento + 1  Médico + 1 Diretor de Imagem e  Som (regente de formação), ou seja, são 12 profissionais trabalhando para um turma de tamanho 9 (mínimo) a 20 participantes (máximo). Paras os demais treinamentos da trilha somente o Prof. Pavani é que interage com os participantes.

 9. Qual a carga horária dos Treinamentos OT?

Para o PIC a carga horária é de de 63 horas ininterruptas de dinâmicas vivenciais de Alto Impacto acrescidas de mais 6 horas de conceitos que são ministrados depois por meio de plataforma GoBrunch. Para os demais tudo depende do grau de dedicação do alunos, mas cada videoaula do CDC levam em trono de 45 minutos (são 30), cada videoaula do CAC levam em torno de 60 a 90 minutos (são 11) e cada encontro da OLP leva em torno de 60 minutos (são 8).

 10. Onde são realizados os Treinamentos da OT? 

O PIC em geral é realizado em hotéis fazenda ou pousadas que tenham a estrutura necessária para o treinamento, sempre longe dos centros urbanos para que o participante tenha a oportunidade de sair de sua zona de conforte e possa desfrutar essa experiência sem influências externas.  E para os demais não há necessidade de deslocamento pois tudo acontece em meio ON-LINE por meio de videoaulas gravadas ou por meio da plataforma GoBrunch.

 11. Tenho a possibilidade de me hospedar no local do Treinamento?

Sim,  quando falamos do PIC a hospedagem de sexta-feira (após as 16:00 horas) até segunda-feira (check-out as 12:00 horas) é uma obrigatoriedade e tem condições diferenciadas de investimento para os participantes (3 diárias).

12. Para as pessoas que vão até o local de carro próprio, existe estacionamento  para os participantes dos Treinamentos OLHO DE TIGRE?
Sim

13. Para as pessoas que não tem carro, existe alguma estrutura da Equipe dos Treinamentos para levar as pessoas até o local?

No geral não, mas dependendo da quantidade  de pessoas interessadas neste serviço, pode haver uma locomoção alternativa organizada pela Olho de Tigre até o local do treinamento. Vale ressaltar que estes meio de locomoção alternativos não está incluso no valor de investimento e precisará ser pago à parte, e só são organizados caso seja imperioso, mas não é uma prática muito comum.

 14. Se o participante não for com a locomoção alternativa contratada pela Olho de Tigre que horas é preciso estar no local do PIC?

Para participar do PIC é preciso estar no local de realização do evento até às 21:00 horas  da sexta-feira. O participante deve adotar uma postura absolutamente radical em relação ao horário. Se não for possível acatar esta pontualidade, NÃO SE INSCREVA NO PIC, pois os atrasados não poderão participar do treinamento em nenhuma hipótese, e também não receberão seu investimento de volta.

15. Qual a quantidade de participantes por turma do PIC?

No PIC com 09 a 20 participantes.  Nos demais, CAC + CDC, não depende de formação de turma pois as aulas estão gravadas e na OLP as agendas dos 8 encontros são feitos individualmente para cada participantes.

16. Sendo a turma composta por várias pessoas, isso não inibi o desempenho de alguns  participante durante o PIC?

Não, visto que as dinâmicas são aplicadas de uma forma onde cada participante esteja voltado à introspecção total, não tendo oportunidade de vivenciar o outro, somente a si mesmo. Não se preocupe, embora existam muitas pessoas, cada uma viverá individualmente cada experiência.

 17. No PIC existe algum tipo de esforço físico?

No PIC  existe um esforço médio/leve, mas em momento algum você será submetido a esforço físico, e também não terá que passear descalço sobre brasas quentes ou ainda efetuar qualquer tipo de atividade física. O PIC não se caracteriza por treinamentos OUTDOOR e, portanto, não é correto confundi-lo com esta modalidade de treinamento.

 18. O participante do PIC, caso acredite que seus limites foram ultrapassados, tem direito de DESISTIR?

Quando falamos do PIC, sim, o participante terá o direito de desistir, mediante a assinatura de um Termo de Desistência (exatamente no momento em que desistir) que lhe dá o direito de voltar no próximo treinamento apenas com o pagamento da taxa administrativa e despesas do hotel. Caso ele se comprometa a voltar no próximo treinamento e não compareça, perderá então definitivamente o direito de retorno. Em nossas experiências, apenas 1,5% dos participantes desistiram dos treinamentos. É importante dizer que as opiniões sobre o treinamento daqueles que desistiram simplesmente não são consideradas nem tampouco divulgadas. Partimos do pressuposto que quem desiste não tem condições plenas de avaliar o trabalho realizado.

 19. Qual a idade mínima para participação do PIC?

  • Só é permitida a participação de menores de idade com faixa etária acima de 16 anos, desde que os pais e/ou responsáveis tenham  participado do treinamento e assinem um termo de responsabilidade  sobre a participação do menor;

20. Qual a idade máxima para participar do PIC?

Não tem limite de idade, visto que acreditamos que todo ser humano é capaz de conseguir o que quer, independendo da idade cronológica que tenha.

21. É permitido fumar durante os Treinamentos OLHO DE TIGRE?

Será permitido fumar e utilizar banheiros em horários específicos determinados pela Equipe Técnica.

22. Estes Treinamentos poderão mudar minha vida Profissional e Pessoal?

Acreditamos que a mudança trata-se de uma decisão, vontade interior e particular de cada um, o nosso trabalho consiste em oportunizar todas as ferramentas para que o participante, sozinho, reflita e faça a suas análises sobre as coisas que vem ocorrendo, até então, em sua vida profissional e pessoal. Esta mudança irá ocorrer a partir do momento em que a pessoa decidir mudar.

 23. Existem pré-requisitos para participar dos Treinamentos OLHO DE TIGRE?

Não, apenas DESPOJO para enfrentar-se integralmente, CORAGEM para não desistir, e ENTREGAR-SE (e não apenas submeter-se) TOTALMENTE às emoções, para, em nenhum momento, tirar conclusões precipitadas. Um requisito que consideramos fundamental para um bom aproveitamento é a VONTADE de fazer o treinamento como PARTICIPANTE e não como mero OBSERVADOR. Aqueles que já vieram com a atitude de meros OBSERVADORES, normalmente tem aproveitamento inferior ao desejado.

 24. Para participar dos Treinamentos OLHO DE TIGRE, preciso conhecer alguém que já o tenha feito?

Não, visto que acreditamos que a sua iniciativa, vontade, despojo para auto-enfrentamento e coragem são os fatores mais relevantes.

25. Por que quem já fez o PIC não conta seu conteúdo para ninguém?

Quem já passou pela experiência do PIC não consegue passar para as outras pessoas o que sentiu, pois configura uma experiência muito pessoal e CONTAR as dinâmicas a outras pessoas é algo absolutamente impotente de fazer com que as pessoas sintam exatamente o que é VIVER a experiência. Quem participou não conta a ninguém porque, no fundo, deseja que a outra pessoa VIVA a mesma experiência que ele/ela vivera. Não contar é uma demonstração de uma das seis facetas do amor.

26. O que é preciso fazer para participar do PIC?
Depois de preenchida e enviada sua Ficha de Inscrição e consolidado o seu pagamento, você receberá, via e-mail, o seu KIT de Participação e demais informações preliminares relativas a seu treinamento

27. O que consta neste KIT  de Participação do PIC e para que serve?
Este KIT é composto de uma série de questionários voltados ao comportamento humano, questionário médico entre outras coisas para estudo e atividade prévia a data do PIC. Estas atividades servem para que o participante possa “abrir seus poros emocionais” antes mesmo de entrar na experiência e viabiliza ainda que os Facilitadores Master possam se preparar para ministrar cada vivência.

 28. Algumas pessoa podem não ser admitida pela Equipe de Facilitadores Master para participar do PIC?

Sim, nossa Equipe reserva o direito de VETAR a participação de algumas pessoas que, comprovadamente, devido às informações que obtivermos nos questionários que nos serão devolvidos, tiverem alguma patologia clínica muito acentuada ou ainda estejam passando por um processo terapêutico ou psiquiátrico que seja considerado impeditivo. Algumas vezes iremos entrar em contato diretamente com o médico do interessado para requerer autorização, por escrito, para que o mesmo possa efetivamente participar. Foram raras as vezes que precisamos VETAR alguém de nosso treinamento, mas, como é uma prerrogativa possível, é importante que todos saibam desta possibilidade.

 29. De quanto em quanto tempo ocorre o PIC?

Pedimos a gentileza de analisar a nossa agenda, sempre disponível em nosso site na página específica do PIC.

30. Com quanto tempo de antecedência eu devo me inscrever para o PIC?
Sugerimos que a pessoa faça sua inscrição o quanto antes,  pois para participar do PIC  se faz necessário o preenchimento do KIT de Participação e as atividades pré-treinamento demandam cerca de aproximadamente 10 horas de dedicação individual. Para se inscrever para leve em conta que deverá ter tempo hábil para responder os questionários e nos devolver dentro do prazo estipulado.

 31. Caso a pessoa tome remédios controlados, com quem deverá ficar estes remédios durante os treinamentos?

Para o PIC estes remédios deverão ser entregues para a Profissional da Saúde do treinamento assim que chegar ao local de realização do evento, conforme instruções que lhe serão dadas, e  esta profissional  seguirá  as instruções recebidas por você para que ela possa ministrá-los de acordo a sua orientação e necessidade.

 32. Quando me inscrevo no PIC, posso participar com pessoas da minha família?

  • É permitida a participação na mesma turma de parentes  e/ou pessoas com relacionamentos próximos e íntimos, tais como:  pessoas casadas, namorados  e/ou noivos de quaisquer gênero, irmãos(ãs), etc;
  • Não é permitida a participação na mesma turma de pais e filhos(as);
  • Só é permitida a participação de menores de idade com faixa etária acima de 16 anos, desde que os pais e/ou responsáveis tenham  participado do treinamento e assinem um termo de responsabilidade  sobre a participação do menor;
  • Não há limite máximo de idade para a participação no treinamento;
  • Pessoas da mesma empresa podem participar na mesma turma, pois trata-se de um convívio diário, mas não com cunho íntimo.
  • Não há necessidade de conhecer alguém para se inscrever, basta ter disposição  para isso.

33. O que está incluso no investimento do PIC?

Para o PIC o investimento pago inclui como bônus os acessos ao CAC e ao CDC e ainda ganha-se 50% de desconto na OLP. As hospedagem e alimentação no hotel onde o treinamento estará acontecendo (sexta-feira até segunda-feira) configura um investimento a parte e pode ser pago diretamente ao hotel ou financiado pela Olho de Tigre.

34. Qual horário de início e término do PIC?

Para participar do PIC  você deverá estar no local de realização do treinamento após as 16h00min da sexta-feira (limite de chegada é as 21h00min), na pontualidade radical e extremamente exigente (sem um minuto a mais sequer) para que possa fazer seu check-in calmamente. O treinamento  termina aproximadamente às 15h00min da segunda-feira.

35. Porque não existem Psicólogos na Equipe que ministra os Treinamentos OLHO DE TIGRE?

Na verdade, não podemos ser confundidos com terapeutas, ou com atividades profissionais assemelhadas a esta, nem tampouco temos a pretensão, nem a competência suficiente, para realizar tratamentos posteriores às pessoas que participaram, sem desistir, de nosso treinamento. Nosso objetivo é apenas permitir aos participantes um contato, altamente impactante e inesquecível consigo mesmo e com sua mais profunda personalidade para, a partir daí, concluir sozinho pela aplicação de uma série de fundamentos que poderão resignificar, recontextualizar e até produzir processos decisórios pessoais para continuidade ou não do auto-aperfeiçoamento individual, com ou sem ajuda de profissionais habilitados para tanto. Os psicólogos, psiquiatras e outros terapeutas holísticos e/ou alternativos não devem estar presentes dando apoio durante os Treinamento da OLHO DE TIGRE, mas normalmente são indicados por nós, aqueles de nossa total confiança, para dar continuidade individual a auto-evolução de cada pessoa.

 36. Existe algum tipo de acompanhamento das pessoas após os Treinamentos OLHO DE TIGRE?

Além dos já citados demais eventos da trilha (CDC + CAC + OLP) desde meados de 2007 nossa Equipe de Facilitadores desenvolve um trabalho PÓS e PRÉ TREINAMENTO com as empresas que inscreverem seus colaboradores, visando mensurar a melhora de desempenho e performance percebida após as experiências vividas. Serão realizados eventos para “manter a chama acesa” onde conceitos relevantes serão lembrados e inseridos no contexto da organização. Realizamos em formato in-company o CIC – Curso de Inteligência Comportamental e ainda realizamos diversos outros eventos de caráter TEAM BUILDING ou encontros durante o ano para tratar conceitualmente das 30 LEIS DO OLHO DE TIGRE. Conheça também nossos treinamentos in-COMPANY: Diagnóstico e Gestão da Mudança da Cultura Organizacional e RH do Futuro.