Desenvolvimento humano emocional e comportamental: uma abordagem alternativa

É  muito comum hoje em dia a oferta de treinamentos com foco no auto desenvolvimento emocional e comportamental. Treinamentos que prometem que quaisquer pessoas que seguirem as orientações dos “treinadores” poderão conquistar riqueza financeira, sucesso, uma vida épica, superação de limites, etc.

É verdade que a principal lacuna para os desafios que o século XXI vai nos impor será, de forma implacável, o auto desenvolvimento humano. Isto explica a demanda e, por consequência, a alta oferta de soluções com vários enfoques diferentes.

O objetivo deste artigo é definir em que consiste este auto desenvolvimento humano, resumir os principais problemas das soluções disponíveis no mercado e quais as principais características que nossa proposta de valor oferece.

O que é Desenvolvimento Humano?

Desenvolvimento Humano (DH) pode ser definido como qualquer esforço estruturado para melhoria do próprio EU nas relações com os outros e consigo mesmo.

Em síntese, DH é o esforço organizado e metodológico para reconhecer nominalmente suas emoções e controlar os seus impactos nos comportamentos. Isto garante uma melhor relação com as ambiências onde vive (social, profissional, familiar e até pessoal).

Muitos entendem que este tipo de desenvolvimento só se consegue por meio da adesão a  alguma denominação religiosa específica. Ou mesmo em alinhar-se a algum tipo de espiritualidade mais transcendental.

Com certeza é um caminho válido e o mais popular. Mas não pode-se dizer que quem não tenha trilhado este caminho esteja subjugado (preso) ao não desenvolvimento humano.

Por outro lado também não significa que alguém que tenha trilhado este caminho religioso ou espiritual esteja com este desenvolvimento humano assegurado ou em nível elevado. Muitas vezes acontece até o contrário!

Por exemplo: um agnóstico, ou mesmo um ateu, pode sim desenvolver-se em alto nível neste aspecto sem necessariamente encontrar-se em alguma destas alternativas. Uma coisa pode ser complementar a outra, mas não substitutivas entre si.

Qual o foco dos treinamentos de Desenvolvimento Humano?

Excluindo-se as abordagens religiosas e espiritualistas, o que vemos por aí, a meu ver, são ofertas das mais diversas, algumas sensacionalistas puras (com promessas vazias e claramente enganosas) e outras mais sérias e com embasamentos mais fundamentados.

Saber distingui-las é um trabalho desafiador, pois exige um nível de consciência sobre o tema que nem todos detém, o que faz com que as pessoas acabem caindo nas fraudes.

Uma linha bastante frequente são aquelas propostas de cursos de multidão que asseguram que todos os sonhos da pessoa serão passíveis de serem realizados, principalmente se adotarem os passos que o “treinador” desenvolveu.

Estas propostas não explicam fundamentos básicos, tais como as diferenças entre limite (o que não pode ser ultrapassado) e limitação (uma máscara do limite, que pode sim ser vencida, mas que as pessoas tem medo do que isso implica).

Uma outra linha de treinamentos, a que nós representamos com veemência, que é antagônica ao sensacionalismo banal, expressa uma oportunidade para evolução neuroplástica do cérebro. Evolução esta que capacita o indivíduo a uma nova interpretação da realidade, com um novo olhar.

A partir disto, é possível ressignificações e/ou recontextualizações de eventos do passado que viabilizam um redimensionamento da forma de encarar o presente com foco no futuro. Uma proposta alinhada com o trabalho de C. Otto Scharmer – Teoria U (veja abaixo um vídeo rápido que eu fiz para resumir a Teoria U):

Um terceira vertente também tem sido foco de atenção nas ofertas, dada a demanda por desenvolvimento humano. São aquelas empresas que, por meio de cursos sem lastro acadêmico, certificam pessoas a atuarem como Coaching ou Treinadores Comportamentais.

Um empoderamento inadequado e claramente banalizador do processo de qualificação de pessoas para atuarem no desenvolvimento humano. Algo que, a meu ver, ainda vai dar muita confusão!

Qual a proposta da Olho de Tigre para Desenvolvimento Humano

Temos um vídeo (clique aqui e assista) sobre nosso posicionamento em relação as demais alternativas que o mercado disponibiliza sobre DH. Sempre fomos (desde 1999), somos e seremos sempre uma alternativa ao que existe no mercado, normalmente, em direção oposta.

Oferecemos um método estruturado e completo para Desenvolvimento Humano do indivíduo (MOTDH). Este Método esta estruturado no conceito FERA de aprendizado pleno, contendo 5 intervenções que podem ser feitas em quaisquer ordem, a saber:

  • 3 cursos on-line gravados que a pessoa pode percorrer conforme sua conveniência;
  • 1 treinamento comportamental de imersão;
  • 1 mentoria (8 encontros virtuais ou presenciais) para construção de um Plano de Vida e Ikigai do indivíduo.

 

Todo o método está baseado em diversas literaturas e técnicas, mas preponderantemente na Teoria U de C. Otto Scharmer que aborda o conceito de PRESENCING, nos pressupostos da neuroplasticidade e da neurogênese e nas 30 Leis do Olho de Tigre (livro de minha autoria publicado pela Ed. Literare Books).

Quem percorre todas as intervenções do método consegue uma certificação especial que chamamos de DHBI – Declaration of Human Behavior Improvement.

O método todo não tem como proposta de valor atendimento as demandas materiais como o enriquecimento financeiro, uma vida épica, o ultrapassar de limites, ou coisas assim. Em contrapartida, ele oferece a possibilidade do viver em harmonia no ambiente do século XXI por meio da Plenitude Consiliente, que é bem diferente do conceito de felicidade, desenvolvendo protagonismo e senso de empreendedorismo.

Este método foi concebido para ser o meio adotado de transformação comportamental das lideranças com foco na mudança da Cultura Organizacional de organizações que adotarem uma Gestão orientada a Primazia. Basicamente para empresas que escolheram uma cultura de cultivo a inovação, a transformação digital e ao design holacrático como premissas.

Quais são os 3 cursos do método de Desenvolvimento Humano?

Estes 3 cursos da Olho de Tigre fornecem as bases cognitivas para a compreensão clara do método. Detém de explicações conceituais fundamentais e com lastros em técnicas que nos distinguem das ofertas que o mercado dispõe. São eles:

  • OT ELEMENTS: curso on-line de 30 videoaulas onde explica-se com maiores detalhes, e gravados em locais temáticos, cada uma das leis do livro As 30 leis do Olho de Tigre (publicado pela Ed. Literare Books). Cada uma das leis abordadas (que também estão disponíveis em áudio) sugere um exercício prático de experiência com a lei foco que chama-se ARA (atividade de reflexão ativa);
  • OT PARAGON: curso on-line de 10 videoaulas onde explica-se novamente cada umas das 30 leis (3 leis a cada videoaula de 3 horas cada), mas agora focado no desenvolvimento do protagonismo e no senso de empreendedorismo. Se no OT ELEMENTS você compreendeu a essência de cada lei, agora no OT PARAGON você vai se aprofundar nelas e saber como aplicá-las nas diversas ambiências (social, pessoal, profissional e familiar);
  • OT SCIENCE: curso on-line de 20 videoaulas onde explicamos todas as bases conceituais que parametrizam e dão sustentação teórica e técnica ao nosso método. Este conteúdo sugere diversos cursos que fez parte de nosso processo de capacitação e que indicamos para que o indivíduo possa também continuar sua jornada consiliente em prol da plenitude.

 

O que é o treinamento do método de Desenvolvimento Humano?

Trata-se do que chamamos de OT EXTREME. Um treinamento presencial, de imersão de 3 dias consecutivos (63 horas ininterruptas de vivências de alto impacto), com foco na inundação emocional. Em ambiente controlado aplica-se, na prática, as 30 leis do Olho de Tigre simulando a própria jornada da Teoria U de C. Otto Scharmer.

Trata-se de nossa intervenção mais significativa e inesquecível. É capaz de promover uma reorganização sináptica importante. Isto porque as dinâmicas vivenciais são tão fortes e tão personalizadas que promove uma verdadeira revolução interna que resulta numa nova forma de enxergar e interagir com o mundo ao seu redor.

Uma experiência muito profunda que é realizada com um grupo de tamanho pequeno (12 a 20 participantes) e com até 12 pessoas trabalhando exclusivamente para o grupo. Uma experiência que não existe semelhante no mundo.

Clique aqui e baixe o PDF informativo do OT EXTREME e ganhe como cortesia o OT ELEMENTS.

O que é a mentoria do método de Desenvolvimento Humano

Como parte imprescindível do método, é fundamental que o indivíduo dedique-se de forma estruturada para elaborar formalmente seu Plano de Vida de forma a constituir, no final, seu IKIGAI. A esta orientação estruturada, por meio de mentoria com nosso Diretor Presidente – Sr. Orlando Pavani Júnior (8 encontros virtuais ou presenciais), chamamos de OT ESSENCE.

Plano de Vida é um documento que poucas pessoas dedicaram-se a construir durante a vida. Podem até terem se dedicado a fazer Planos de Negócios, mas com foco na vida de forma mais ampla, é ainda uma exceção. Por meio de templates padrão a serem preenchidos e reflexões profundas, as mentorias fornecem subsídios para a construção deste documento tão importante para, dali em diante, reparametrizar sua nova jornada em direção ao futuro.

Como decorrência desta construção deste documento, é comum adquirir maturidade para desenhar seu próprio IKIGAI. Um conceito oriental (mais aplicado em Okinawa) representado por um desenho (vide abaixo a imagem) que justifica as pessoas com maior longevidade de idade. Ele pressupõe definir sua missão, sua paixão, sua profissão e seus talentos.

Se você desejar percorrer nosso Método de Desenvolvimento Humano nos procure. Clique aqui e fale conosco via WhatsApp. Teremos imenso prazer em te explicar as nossas diferenças e permitir que você faça sua própria escolha, sem pressão e sem enganações.