Quais as diferenças entre Plenitude e Felicidade?

Escrever sobre as diferenças entre Plenitude e Felicidade é uma missão bastante nostálgica para mim. Isto porque, quando tomei consciência desta diferença, minha conduta mudou de maneira bastante expressiva.

A maioria das pessoas, até filósofos, manifestam que a maior busca do ser humano é a Felicidade. Eu até que corroborava com esta premissa, até que meus estudos demonstraram algo inusitado e contraditório. Felicidade não é a palavra que expressa o melhor nível possível de “bem-estar” e do “estar bem”.

A Natura, uma das maiores e bem sucedidas empresas de cosméticos do mundo, desde sua fundação, tem como razão de ser a promoção do “Bem Estar Bem”. Este conceito compreende, não apenas o bemestar, mas também o estar bem.

Bem-estar para eles é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo e com seu corpo. Por outro lado, Estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

A Felicidade é sobre somente um destes dois conceitos, mas com certeza não viabiliza a conquista de ambos.

O que é a FELICIDADE?

A Felicidade é o encontramento do prazer de viver. O Hedonismo explica bem o conceito genuíno de felicidade. Isto porque, hedonismo se refere a uma família de teorias filosóficas que estabelece que o comportamento humano é determinado por desejos de aumentar o prazer e diminuir a dor.

Nada de errado em viver focado em aumentar o prazer. Afinal de contas é isto que queremos da vida não é!? O problema é quando o único meio de aumentar o prazer for exclusivamente diminuir a dor.

Para abordar este conceito é importante você saber que existe uma funcionalidade do cérebro chamada “Mecanismo de Luta & Fuga”. Acima de tudo este mecanismo é responsável por preservar a vida do indivíduo em circunstâncias onde o risco é iminente ou o desconhecido se apresenta.

O estado de Modo LUTA representa o mecanismo cerebral, autônomo e primário, ou seja, é a primeira ação. Numa circunstância de risco iminente ou diante do desconhecido, o indivíduo tende a enfrentar aquilo que lhe é novo ou incompreensível com o objetivo de superá-lo e merecer o regozijo (o gozo) desta superação.

O estado de Modo FUGA é o artifício cerebral, secundário e não autônomo, que toma a iniciativa de fugir de determinada circunstância para evitar o pior. Em outras palavras, é um mecanismo de defesa imprescindível. Se este recurso não existisse, provavelmente a humanidade morreria muito facilmente.

O problema da Felicidade hedonista é que ela inverte este pressuposto original. Ou seja, ele considera a FUGA em mecanismo autônomo e primário, tratando a alternativa da LUTA como uma exceção, as vezes até chegando a extinção. Esta inversão caracteriza a felicidade como uma forma de autossabotagem comportamental.

No Modo FUGA a pessoa subtrai experiências para ser feliz. Evita ou elimina as chances de lidar com as coisas que não fazem sentir-se bem.

O que é a PLENITUDE

A Plenitude representa a busca (não o encontramento) do prazer de viver. A Eudaimonia e a Ataraxia expressa bem o conceito de plenitude. Muitas vezes ainda se encontra a palavra felicidade como sinônima, mas trata-se de uma felicidade diferente, que está no Modo LUTA e não no Modo FUGA.

A Eudaimonia é um termo grego que significa “o estado de ser habitado por um bom daemon, um bom gênio”. Em geral, é traduzido como “estar bem” e “bem-estar”. Contudo, outras traduções têm sido propostas para melhor expressar o que seria um estado de plenitude do ser.

Ataraxia é uma palavra advinda dos pensadores, epicuristas e estoicos. Ela expressa a ausência de perturbações ou inquietações da mente. Concretizando o ideal tão caro à filosofia helênica da tranquila e serena plenitude obtida através do domínio ou da extinção de paixões, desejos e inclinações sensoriais.

A PLENITUDE é quase como não precisássemos mais ser felizes, tendo que subtrair todas as experiências que nos fazem mal. Nada verdade, nada mais é capaz de nos fazer mal. É um estado que compreende que a única forma de aprender de maneira sustentada é FUGIR como exceção, mas LUTAR como regra.

Vive a PLENITUDE aquele que atingiu um nível de sabedoria prática, e não apenas conceitual, que faz com que o modelo de felicidade imposto (pelos outros ou por você próprio) não seja sequer mais necessário ou relevante.

PLENITUDE assegura que tudo está bem, sempre, independentemente dos resultados serem ou não alcançados. Isso, porque ela valoriza a contínua busca e não o cômodo encontramento.

Enfim, a Felicidade impõe condições, a PLENITUDE jamais.

Como saber se estou no Modo FUGA ou no Modo LUTA?

Esta é a resposta que vale um milhão de dólares! E mais. Se descobrir que estou no Modo FUGA, como virar a chave e mudar para o Modo LUTA? Como viver mais e melhor a PLENITUDE e não preferir mais apenas a FELICIDADE?

Aqui na Olho de Tigre temos Testes Comportamentais que nos dão uma maravilhosa visão sobre os traços comportamentais que mais caracterizam nosso Modelo Mental. Estes testes nos dão pistas importantes para saber em qual modo estamos vivendo.

O primeiro passo é refletir sobre seu padrão. Em que modo, você que lê este artigo, deve estar? Sabido disto, bora empreender coragem e bravura para acionar o modo LUTA e desenvolver-se. 

De forma assemelhada a Natura, a Olho de Tigre tem como propósito ajudar as pessoas a desenvolver melhor sua inteligência comportamental em prol da Plenitude. Há ainda uma outra palavrinha que vem junto, Consiliente, mas isto fica para outro artigo