Timidez a grande barreira para o sucesso

timidezPara inúmeras pessoas não saber como superar a timidez é um dos grandes fatores que as impedem de ser bem sucedida profissionalmente, o medo e vergonha de falar na frente de outras pessoas a faz fugir ou as paralisa quando se depara em diversas situações de seu cotidiano e pode vir a perder inúmeras oportunidades em sua carreira.

Por esse motivo achamos relevante apresentar para vocês algumas dicas que podem facilitar o seu desempenho e melhorar a sua performance profissional.

Em geral a timidez está relacionada a alguma experiência ruim que tiveram no passado por uma razão ou outra, por terem sido vítimas de Boling ou por ter presenciado algo parecido com isso, o primeiro passo é entender que o comportamento que a impede de seguir em frente poder se transformar na grande chave para o seu sucesso. O seu passado não pode te atrapalhar. Deixe-o para trás.

Muitas pessoas se sentem intimidadas ao falar em público simplesmente porque ficam imaginando o que as pessoas vão pensar sobre ela, esse processo nós chamados de sofrimento por antecipação, esse processo é desencadeado a partir do momento em que você associa a sua timidez aquilo que você não quer que aconteça, ao invés de focar no que precisa fazer para que esse medo ao invés de te paralisar te impulsione para o sucesso.

As pessoas que sofrem com a timidez e tem medo de falar em público, fantasiam como será a reação da plateia ou como será a reação da pessoa com que irá falar. Isso serve apenas para deixar você mais ansioso e cheio de receio de passar sua mensagem. Você não tem como saber se as pessoas vão concordar ou aprovar aquilo que você tem a dizer, antes que isso aconteça! Mude seu foco, concentre-se em fazer ao menos o que está ao seu alcance e da melhor maneira possível. Não se preocupe com o que vão pensar de você. O mundo não é seu inimigo.    

Para vencermos a timidez é necessário trabalharmos a nossa autoestima e a nossa autoconfiança nos habilita a termos mas confiança em nós mesmo, ao invés de ficarmos esperando a aprovação do outro. Aprenda a amar-se e a afastar o que te impede de obter sucesso.  A verdade é que cada ser humano tem uma opinião muito particular sobre as pessoas e sobre tudo, isso significa dizer que se acaso você se deparar com uma pessoa que não concorda com a sua maneira de falar, não significa dizer que o mundo também não concorda, mesmo porque o mundo é muita gente, em contrapartida poderá ter pessoas te observando e começarem a prestar atenção no que você diz e entenderem que você é uma pessoa digna de ser ouvida. No entanto, a autoestima e autoconfiança anda juntas e só podem ser conquistadas por aqueles que se permitem e tem coragem de enfrentar seus temores primeiro, para depois colherem os benefícios de tê-los enfrentando. Trabalhe sua autoestima e a autoconfiança.

Estamos vivendo segundo Augusto Cury a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) “Em função do cotidiano, os indivíduos adquiriam característica de pessoas “hiperpensantes”, devido ao excesso de compromissos, exagero de informações recebidas e da carga emocional desgastante. A ansiedade a nossa velha e conhecida inimiga, para vencemos a timidez, nos comunicarmos e passarmos a nossa mensagem, temos que controlar a nossa ansiedade, se parar para fazer uma autoanálise, perceberá que a ansiedade para se preparar para falar com alguém exige demais da sua memória e, por isso, pensa demais e pensando demais a desgasta de uma maneira exagerada, e poderá desencadear a SPA. Por isso, a ordem é desacelere sua mente, para que possa permitir que o seu pensamento flua e sua mensagem seja passada com clareza e sem passar por isso. Vença a ansiedade.

Sorrir além de ativar milhares de músculos em nossa face é um ótimo remédio para nos livrarmos das tensões e automaticamente se estabelece uma empatia ou uma simpatia por você. Sabe aquela velha máxima: Rir é o melhor remédio, pois bem, comece abrir portas com ele, e se sentirá mais confiante, deixando o nervosismo de lado. O bom humor serve como quebra gelo, comece a praticar em pequenas situações e seu dia a dia e perceba a diferença. Sorriso e bom humor, abre portas.
Os grandes profissionais já passam por saias justas em suas vidas em algum momento, pode ter certeza que eles também já erraram e tiveram brancos em algum momento de sua vida e de sua carreira. Aa sua responsabilidade é falar de modo que as pessoas entendam razoavelmente, então não fique com medo de errar ou falar alguma bobagem, isso acontece o tempo todo. E o sucesso é uma questão de frequência, quanto mais se pratica, mais fácil de ser alcançado, não queira dar um show na primeira vez que for falar com alguém, apenas fale. Não se cobre tanto.

 

COMPARTILHE