30 – Lei da Consiliência

Faz reconhecer o ENCANTAMENTO JÔNICO (expressão do físico e historiador Gerald Holton), que considera a unidade das ciências, uma convicção de que o mundo é ordenado e pode ser explicado por um pequeno número de leis naturais. Foi a palavra CONSILIÊNCIA a chave para tal unificação. Willian Whewell, em sua síntese de 1804 (The philosophy of the inductive sciences), foi o primeiro a utilizar esta terminologia, literalmente um salto conjunto de conhecimentos, pela ligação de fatos com a teoria baseada em fatos, em todas as disciplinas, para criar uma base comum de explicação.

Como eu disse, o livro é muito, muito complexo de ler e de compreender, portanto preciso reduzi-lo quase que irresponsavelmente para que possamos passar a ideia básica que fará dele uma das leis mais importantes de meu livro AS 30 LEIS DO OLHO DE TIGRE. Não que as demais 29 LEIS não sejam importantes, elas são e disse reiteradamente isso ao longo de todo o livro, mas esta última encaixota tudo e nos permite ir adiante.

A síntese da síntese da síntese é que a ordem do aprendizado deveria ser:

  1. Primeiro reconheça “alguma coisa” sobre “quase tudo”.
  2. Depois aprenda “quase tudo” sobre “alguma coisa”.

Sendo assim, toda vez que chegar a uma conclusão confortável sobre alguma coisa, compreenda que parou de percorrer a jornada e está fazendo o item 2 sem ter passado pelo item 1. Toda vez que resolver se especializar em alguma coisa para chegar a qualquer tipo de conclusão, está fazendo o item 2 sem ter passado pelo item 1. Toda vez que procurar o encontramento, está fazendo o item 2 sem ter passado pelo item 1. Enfim, toda vez que estiver fazendo o item 2, estará contrariando o item 1 e estará, portanto, contrariando a LEI DA CONSILIÊNCIA.

A abordagem CONSILIENTE da vida é por demais complexa de explicar, quanto mais para aplicar, por isto um artigo (e capítulo do livro) relativamente curto, mas requer a compreensão filosófica dos 6 Caminhos do Amor abordado no livro de mesmo título de Alexey Dodsworth que explica que o AMOR é diferente do AMAR e que o AMAR passa por diferenças significativas que os gregos chamam de PATHOS, PRAGMA, ÁGAPE, EROS, PHILIA e LUDUS. Seria ineficaz explicar aqui os conceitos que Alexey compartilha, pois trata-se de um dos poucos livros que estudei que seria impossível sumarizar, pois nada poderia ser retirado sem comprometer a compreensão total do mesmo, portanto a leitura de seu livro é condição sine-qua-non para complementar a compreensão desta LEI, a última de nosso livro, mas a mais instigante e diferenciada de tudo que eu já estudei em minha vida.

Seu desenvolvimento pessoal acaba de começar. Nada terminou com o término fictício de alguma coisa. Costumamos dizer ao final nosso treinamento de imersão que SEU TREINAMENTO ACABA DE COMEÇAR, pois esta é a frase mais capaz de expressar a essência da CONSILIÊNCIA.

Continue na jornada. Faça nossa TFIC – Trilha de Formação em Inteligência Comportamental, assista o CAC, assista o CDC, viva intensamente nosso PIC, construa seu Plano de Vida (OLP) e receba sua certificação DHBI, mas não pare por aí, continue seu aprofundamento, pois a jornada é mais importante que o destino!

Busque eternamente, sem jamais parar, e curta a beleza de simplesmente VIAJAR PARA DENTRO DE SI MESMO.