Cameron & Quinn

bot-clique-teste A metodologia de Diagnóstico de Cultura Organizacional de Kim S. Cameron e Robert E. Quin baseia-se num questionário com 8 dimensões que resumem-se (após tabulações) em 4 quadrantes com perfis com tipologias culturais distintas conforme figura abaixo e seus respectivos significados. livro-cameron-quinn

cameron-quinn-01

Cultura CLÃ

A cultura CLÃ enfatiza o desenvolvimento das pessoas e valoriza a participação nas tomadas de decisões. A autoridade flui muito bem quando emana de membros comprometidos com o sistema há muito tempo. Os líderes tendem a assumir uma postura participativa, oferecendo suporte e facilitando a interação, a confiança e a lealdade. Normalmente as pessoas desconsideram a relevância das outras pessoas de outros grupos (departamentos).

Cultura HIERÁRQUICA

A cultura HIERÁRQUICA é permeada por pressupostos de estabilidade e reflete os valores e normas associados à burocracia. Os empregados aceitam bem a autoridade que emana de papéis formalmente estabelecidos, de regras e regulamentos impostos. Os fatores de motivação incluem segurança e ordem. Os líderes tendem a ser conservadores em relação aos problemas de natureza técnica. Altamente dependente de apoio de níveis superiores.

Cultura de MERCADO

A cultura de MERCADO em como orientação tendências de mercado e bases seguras de clientes. Os fatores de motivação incluem competição e consecução de resultados preestabelecidos. Os líderes tendem a ser diretivos, realizadores, competidores, orientados para o objetivo e estão constantemente fornecendo recursos e encorajando a produtividade. São severos e exigentes. O elemento que fundamenta a organização é a ênfase no vencedor.

Cultura INOVATIVA

A cultura INOVATIVA é permeada por pressupostos de mudança e flexibilidade. Os fatores de motivação incluem crescimento, estímulo, diversificação e criatividade na tarefa. Os líderes tendem a ser empreendedores e idealistas. Apreciam correr riscos, gostam de prever o futuro e também se preocupam em obter suporte e imagem externa. A ênfase está voltada para a aquisição de novos conhecimentos em produtos e/ou serviços e favorável à experimentação e aprendizagem.

COMPARTILHE