Comunicação assertiva: como mantê-la nas relações ?

Quando falamos em comunicação, na grande maioria das vezes vamos nos deparar com duas vertentes: a comunicação pode ser um obstáculo ou um desafio. No momento em que ela aparece como obstáculo, a tendência é achar sempre um culpado na história. Neste caso, sempre será o outro, nos isentamos da responsabilidade de nos fazermos entender.

No entanto, quando ela aparece como desafio, aí a coisa muda totalmente! A tendência aqui é conduzir o diálogo de forma aberta, buscando o aprendizado mútuo. Assumindo a responsabilidade do que se diz.

A comunicação assertiva engloba muito mais do que apenas uma boa oratória. Dentro dela estão agregados os valores, comportamentos e crenças de cada um. E encontrar um denominador para que, de fato, a mensagem seja passada e entendida sem distorções é, uma arte.

Desta forma, quando colocamos este processo de comunicação dentro das nossas relações profissionais e pessoais,ela se transforma em um estímulo sem igual a aqueles que estão dispostos a evoluir. E , sem dúvida, isso acarretará um aprendizado contínuo nas mais variadas circunstâncias.

O que é comunicação assertiva afinal?

A comunicação assertiva é a habilidade mais requerida dentro de qualquer relação. Ela se apresenta de forma verdadeira sem ser agressiva, ela traz um desenvolvimento claro e compreensivo. Consequentemente, gera empatia entre as partes.

Em outras palavras, nada mais é do que um canal aberto de expressões que nos ajuda no momento de compartilharmos nossas ideias e pensamentos. E sem que haja conflito de interesses.

Com isso, a pessoa que consegue dominar este tipo de comunicação têm mais chances de obter sucesso durante a sua jornada pessoal e profissional.  Afinal, ela consegue, dentro das dinâmicas apresentadas pela, vida dialogar com todas as pessoas de forma respeitosa. Isso, ao mesmo tempo em que é firme em seu posicionamento.

Quais as vantagens em se ter uma comunicação assertiva?

Tenho que acrescentar um detalhe imprescindível aqui. Para se ter uma comunicação assertiva, primeiro você precisa ser uma pessoa assertiva. Uma pessoa assertiva, no geral, não está disposta a rodeios. Ela é uma pessoa extremamente sincera consigo mesma e aberta na forma de agir e se expressar.

Veja, não devemos misturar as coisas: ser uma pessoa assertiva não significa que ela pode sair por aí falando o que pensa e qualquer coisa que considera certa. Sabemos que todas as vezes que alguém liga o “sincerômetro” o resultado da comunicação sempre é um desastre. Na verdade, é tudo uma questão de equilíbrio.

Porque nem toda pessoa sincera é assertiva, mas toda pessoa assertiva sabe ser sincera na medida certa. Consequentemente, ser uma pessoa assertiva nas ações e na comunicação proporcionará as seguintes vantagens:

  • Autoestima;
  • Domínio emocional;
  • Baixa ansiedade;
  • Respeito;
  • Admiração;
  • Segurança;
  • Autocontrole;
  • Autoconfiança;
  • Relações sólidas;
  • Entre muitos outros.

A comunicação assertiva não acontece da noite para o dia. Ela é desenvolvida nos ambientes onde estamos inseridos e que nos permitem exercitá-la.

Vale ressaltar que, se você vem tendo dificuldades nos seus relacionamentos, o autoconhecimento é a chave para que você possa compreender mais profundamente sobre si mesmo e como isso pode estar afetando a sua comunicação e as suas relações interpessoais.

Hoje em dia, aceitar a si mesmo tem sido uma das maiores dificuldades das pessoas. Porque, infelizmente, o olhar não está voltado para dentro e sim para fora.

Esta busca ocorre muitas vezes de forma cruel e incessante, com o olhar voltado para os valores alheios gerando uma ansiedade fora do comum impedindo que sejamos assertivos em nossas relações.

Como desenvolver 

Para começar, você tem que estar disposto a enfrentar algumas situações que sejam contraditórias em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Não precisa começar de forma abrupta! Como eu disse anteriormente, a comunicação assertiva é uma construção, então vamos às dicas:

  • Exercite a escuta aberta, sem ficar pensando na resposta enquanto o outro fala. Apenas ouça o que ele(a) tem a dizer;
  • Se isente de pré-julgamentos, seja compreensivo em relação a opiniões divergentes a sua;
  • Exercite a argumentação clara e objetiva sem ser agressivo a um posicionamento diferente ao seu;
  • O corpo fala, cuidado com os gestos e com o tom de voz, eles podem transformar a sua argumentação em um fiasco;
  • Aprenda a não ser dono da verdade. Não há nada de errado em não saber. Pelo contrário, isso demonstra humildade e dá oportunidade de aprender;
  • Exercite a empatia, coloque-se no lugar da outra pessoa, observe com ela pensa, sente e age. Isso ajudará no momento de se comunicar e obter resultados junto com ela;
  • Demonstre que suas decisões e falas podem ser discutidas com clareza e leveza, e isentas de interesses escusos;
  • Aprenda a ser mais elástico, no sentido de acessar o contraditório. Se perceber que o argumento apresentado faz mais sentido para você no momento, aprenda com isso e siga em frente.


Destrave suas relações profissionais e pessoais

Em resumo, a comunicação está em nossas vidas para exercitarmos a habilidade de nos expressarmos e agirmos com bom senso e ética em cada momento que se apresenta em nossas relações.

Saber lidar com o descontrole emocional, a intolerância, comportamentos agressivos e respeitar opiniões que divergem da sua é uma arte. Uma arte que exige de cada um de nós um posicionamento claro perante as mais adversas situações.  Foi justamente por motivos como estes que desenvolvemos o OT Extreme um treinamento que ajuda na auto descoberta e reconhecimento das lacunas comportamentais que impedem as pessoas de terem uma comunicação fluida.

Lembre-se, a comunicação assertiva é alcançada através de um processo de aprendizado contínuo, autoconhecimento e controle.

 

Márcia Colombani Pavani