Sofismar é a regra! Vale tudo para te enganar com promessas vazias?

Hoje, o que se observa muito nas mídias sociais, são conteúdos forçadamente empoderadores que fazem com que as pessoas acatem que podem realizar tudo que sua imaginação seja capaz de propor. Sofismar é a regra!

Que o sucesso, a felicidade, a riqueza (para citar apenas alguns) são apenas uma questão de seguir os “passos” certos (regras mágicas).

Que tudo acontecerá exatamente como teria acontecido com muitos outros que percorreram a mesma trajetória ou os mesmos “passos”.

Metaforicamente, prometem que um peixe será capaz de subir em árvores. Sem sequer avermelharem o rosto!

Tudo SOFISMA! Argumentação utilizada aos montes pelo patético Movimento de Coachings de plantão em nosso país. Ou de outros charlatões nas mais diversas áreas de atuação.

O que é SOFISMA

Sofisma (ou sofismo, em filosofia) é um raciocínio ou falácia que se leva a uma refutação aparente, refutação sofística e também a um silogismo aparente, ou silogismo sofístico, mediante os quais se quer defender algo falso para confundir alguém. Fiz um vídeo com um bom exemplo sobre este conceito (veja abaixo):

Sofismar é, portanto, um verbo transitivo direto (ou mesmo intransitivo) que configura uma argumentação (ou raciocínio) que fora concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade.

Embora simule um acordo com as regras da lógica e da dialética, apresenta uma estrutura inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

Estabelece-se através de uma argumentação que aparenta verossimilhança ou veridicidade, mas que comete incorreções lógicas e paralogismo.

Por que tem tanta gente SOFISMANDO?

Porque funciona, pelo menos a curto prazo.

A estratégia de sofismar vem acontecendo por uma gama de profissionais que utilizam a persuasão (leia o artigo) como tática de sua aplicação, em detrimento da dissuasão, que é o que defendemos. Veja um vídeo que produzimos com o objetivo de explicar o problema da persuasão como técnica do sofisma:

É uma pena, porque ilude as pessoas. Principalmente os que querem suprimir (ou pular) etapas. Esta tática encoraja os despreparados. Traz uma percepção (mentirosa) de que tudo é uma questão que independe das circunstâncias. Independe do preparo extenuante, e até independe do merecimento (a primeira lei de nosso livro As 30 Leis do Olho de Tigre).

Há outra destas 30 leis, a Lei da Vaga Limitada, que também contraria e eficácia desta prática de sofismar. Esta lei conceitua que nem todos vão chegar onde desejam, pela simples possibilidade de alguém poder desejar a mesma coisa e, muitas vezes, merecer mais do que você próprio as vagas que, nem sempre, são para todos.

Quais os principais SOFISMAS do mercado

É sofismar dizer que qualquer um poderá virar “palestrante”, pois seria uma questão simples de apenas seguir os passos de alguns que sistematizaram este processo.

É sofismar incentivar as pessoas a se transformarem em “Coach” apenas fazendo um curso de 3 meses e pronto, estarias empoderado para atender pessoas.

É sofismar estimular que ficar “rico” seria apenas uma questão de disciplina e força de vontade. Que depende do desbloqueio das energias da prosperidade.

É sofismar dizer que para atingir o “sucesso” requer que se conviva com gente assim e que os imite ao máximo que puder. Faça o que eles fazem (ou fizeram) e chegaria onde eles chegaram.

É sofismar defender a idéia de que, para “conseguir emagrecer”, basta fazer a cirurgia bariátrica e comer menos, afinal de contas, haverá menos espaço para armazenar os alimentos. Não obstante, se fizer somente o que terá que fazer depois da cirurgia (comer menos), emagreceria da mesma forma, só que sem a intervenção invasiva.

É sofismar estimular que as pessoas atinjam o estado máximo de “beleza” por meio de intervenções artificiais (muitas vezes cirúrgicas) sobre seu próprio corpo.

É sofismar considerar que tudo é conquistável e nada mais é impossível. Prometer por meio de sofismas é, portanto, brincar com a inteligência das pessoas.

Tudo enganação, ou mais filosoficamente, tudo sofisma! Tem coisa que é impossível sim e outras que sequer vale a pena pela futilidade implícita. Sem vocação, sem talento, sem esforço extenuante, sem base sustentável e sem bom senso, as coisas não vão adiante, faça você o que quiser.

Diferença entre LIMITE e LIMITAÇÃO

Não adianta eu colocar na minha cabeça que correrei (um dia) melhor que o USAIN BOLT. Por mais que eu me mate de treinar, este objetivo vai além do meu LIMITE.

Superar uma LIMITAÇÃO (máscara do limite) é importante, muito desafiador, e é totalmente possível, mas superar um LIMITE, beira a loucura e também é risível.

 

limite & limitação

A figura acima ensina que superar um LIMITE é impossível. Mas superar uma LIMITAÇÃO é totalmente possível e viável.

Para tanto basta aprender que a zona que vai desde o ESTADO INICIAL até a LIMITAÇÃO é que eu chamo de ZONA DA PRIMAZIA. Zona também conhecida como DE CONFORTO, onde tudo dentro deste escopo é realizado com eficiência. Onde as pessoas “nadam de braçada”, “tiram de letra”, “matam a pau”.

O problema é que na ZONA DA PRIMAZIA não se aprende nada, apenas se executa com exemplaridade. O aprendizado reside quando se invade a ZONA DA MEDIOCRIDADE. Aquela zona que vai desde a LIMITAÇÃO (ultrapassável) até o LIMITE (intransponível).

Prometer ultrapassar as LIMITAÇÕES não é sofismar, mas se propor a desenvolver as pessoas para algo possível, a partir de diversas evoluções cognitivas e comportamentais.

Agora, prometer ultrapassar os LIMITES (cada um de nós tem os seus), e isto se vê aos montes, é sofismar sim e pura enganação.

Sofismar é possível, tanto que o termo existe porque é um recurso aplicável. Mas tornar isto uma regra de vida é o que consiste numa deformação a ser combatida. Isto porque, em algum momento as pessoas vão perceber, vão se atentar que foram enganadas, e isto pode dar polícia.

O que fazer para se defender dos SOFISMAS

Desconfie, desconfie e desconfie. Mas não seja cético a ponto de confundir superar LIMITAÇÕES com superar LIMITES. Você precisa aprender a investigar para separar o joio do trigo.

Cheque os lastros de quem promete algo muito tentador, seja lá o que for. Observe mais profundamente quais as bases para aquilo que está sendo alvo de sofismas.

Cuidado com o barato demais. Cuidado com o fácil demais. Cuidado com o simples demais. Cuidado com todos aqueles que lhe prometem pular ou suprimir etapas. Cuidado com os mais populares e/ou famosos (na maioria das vezes, não são os melhores). Cuidado com as provas sociais clássicas forjadas.

Nós da Holding Pavani (marca que administra a Gauss Consulting Group e a Olho de Tigre) escolhemos não utilizar SOFISMAS em nossas ações de marketing. Esta decisão contraria a tendência do mercado e, por isto, representamos a antítese da realidade praticada.

Tomamos um cuidado enorme com esta armadilha. Embora termos sido várias vezes orientado a utilizá-las em prol da “mentirinha comercial”, decidimos em privilegiar o médio e longo prazo. E quiçá tenhamos fôlego para sobreviver as demandas de curto prazo!