Como realizar projetos pessoais: da concepção à finalização

Muito tem se discutido sobre a importância de se ter projetos pessoais, mas como criar, organizar e realizar estes projetos ainda gera muitas incertezas. 

Este artigo tem como objetivo explanar algumas das dúvidas mais comuns quando se fala neste assunto. Imagino que você deva ter uma série de sonhos que deseja realizar, certo?

Pois bem, isso faz parte do ser humano e é justamente o que te move para frente, o que faz você evoluir. No entanto, para  algumas pessoas, isso não parece ser uma tarefa tão fácil, pois elas não sabem sequer por onde começar.

Isso se sobressai  de forma natural quando falamos de pessoas que têm o desejo intrínseco de construir e realizar algo novo. Este desejo é latente, existe e simplesmente se propaga para todas as áreas da vida.

Em contrapartida, ao nosso lado, nos deparamos com a existência de pessoas que não sabem ao certo como criar, organizar e realizar os projetos pessoais. Foi pensando nestas pessoas que resolvi descomplicar um pouco este assunto! Falando um pouco mais sobre a  importância de se ter projetos na vida e como estruturar tudo isso para que se realizem.

Qual a importância de se ter projetos pessoais?

Antes de qualquer coisa, temos que conceituar de forma simples o que é um projeto. Projetos são processos ou metas que geram a realização de algo e a  satisfação pela conquista. Pode ser o andamento de uma nova ideia, uma viagem (solo ou a dois), a compra de uma casa, uma nova atividade física, iniciar um novo curso, etc.

Além disso, quando falamos de projetos, a influência que eles têm sobre nossas vidas são de extrema importância. A falta de clareza em seus projetos pode afetar diretamente aspectos como:

  • Comunicação interpessoal;
  • Criatividade;
  • Organização em relação ao tempo;
  • Saúde mental;
  • Produtividade pessoal;
  • Qualidade de vida
  • As relações, sejam pessoais ou profissionais;
  • entre outros

 

Desta forma, ter projetos na vida nos proporciona a auto realização. Tratam-se, então, de um planejamento a curto, médio, ou longo prazo. Algo devidamente pensado para a realização de coisas grandes, não em tamanho, mas em proporção de impacto! Não só na nossa vida mas também nos ambientes onde estamos inseridos. 

Como organizar seus projetos pessoais

Quando falamos em organização, inevitavelmente estamos falando de gestão, aquela mesma gestão de projetos que encontramos no mundo corporativo. Uma gestão de projetos em um empresa, em geral, é vista como um conjunto de estratégias, métodos e metas voltadas para a entrega dos resultados esperados.

Trazendo isso para seus projetos pessoais, nada muda O que se espera quando se cria um projeto pessoal é a sua realização. Mas como em qualquer projeto corporativo, contar com um bom gerenciamento é essencial. 

Porque de nada vai adiantar ter sonhos se teus projetos forem mal estruturados. Todo seu trabalho de criação, organização e realização serão impactados negativamente, levando você a um desperdício de tempo e desgaste para nenhum resultado. 

Quais são os pilares para organizar os projetos pessoais?

Como apontei acima, a gestão de projetos é essencial. Para isso, você precisa entender  alguns dos principais pilares que te ajudarão a organizar melhor seus projetos pessoais. 

Assumir responsabilidades e tomar decisões

Neste ponto, entender a importância de se comprometer com o que deseja e assumir responsabilidades te fará passar por mais uma etapa de seu projeto.

Até podem surgir problemas no decorrer da execução, mas se você estiver pronto para tomada de decisões rápidas, a possibilidade dos problemas serem resolvidos é evidente, evitando assim mais imprevistos nas próximas etapas.

Logo, o sucesso ou fracasso de qualquer projeto que você se proponha a executar, sempre será de sua inteira responsabilidade. 

Ter planejamento

Igualmente, de nada vai adiantar você ter regras e tomar decisões se elas não estiverem  bem estruturadas através de um método. Seguir uma metodologia à risca influenciará consideravelmente no resultado final do seu projeto.

Estou falando aqui do quão importante é se ter informações atualizadas em cada etapa de realização de seu projeto pessoal, sem burlar nenhum detalhe. Isso dará a você a visão de quais foram as falhas, os acertos, o que falta e como fazer para conseguir realizar o que se propôs.

Vale ressaltar aqui, que a complexidade do planejamento sempre irá ao encontro da complexidade do projeto. Se você tem como exemplo um projeto de viagem ele sempre será menos complexo do que a compra de um apartamento de alto padrão.

Gerenciar do propósito do seu projeto

Além disso, todos os  projetos  devem ter um propósito bem definido.  E você precisa trabalhar para que ele seja mantido ao longo de todas as etapas. Este é o segredo para o sucesso de realização.

O que acontece é que durante a sua execução: o nível de motivação pode mudar, as expectativas podem diminuir, o enfrentamento diário de problemas podem influenciar diretamente o resultado final. E tudo isso pode mudar o propósito inicial. Com isso, ao invés de se colher resultados, se colhe frustração. 

Gestão de conflitos

Paralelamente aos pilares anteriores, saber gerir conflitos  internos e externos fará com que você “gestor” mantenha o equilíbrio. Principalmente  no momento em que tiver de acertar as lacunas e arestas que surgirem durante a execução do seu projeto. 

Indicadores de performance

Neste ponto, estamos falando de nada mais nada menos a espinha dorsal do seu projeto pessoal. Você precisa saber como mensurar o que está fazendo, se está no caminho certo, se não está, o que precisa corrigir. Para isso, ter indicadores de performance não é uma ferramenta que deva ser utilizada só no mundo corporativo.

Neste sentido, ter métricas dará a você, gestor do seu projeto pessoal, os meios de identificar problemas e a chance de avaliar os impactos negativos. O que lhe dá a chance de assumir a responsabilidade e tomar decisões rápidas e embasadas. Tudo isso para eliminar falhas de forma inteligente e bem estruturada.

Portanto, não basta apenas sair criando listas de coisas a serem realizadas, o processo é muito mais complexo e estruturado.

Acredito que você já entendeu que tudo está interligado. As mesmas ferramentas que utilizamos no mundo corporativo podem e devem ser trazidas para os nossos projetos pessoais.

Quando nos propomos a criar um projeto de forma transparente e estruturada, ganhamos qualidade de vida. O planejamento nos ajuda a distribuir recursos de forma eficaz e a errarmos com menos frequência.

 E, é claro, a recíproca é verdadeira quando levamos isso para o mundo corporativo. Inclusive nós damos uma mentoria exclusivamente para ensinarmos as ferramentas e o passo a passo de como criar um projeto de vida.

Gostou? No próximo artigo vou  descrever como estes mesmo pilares podem ser levados dos projetos pessoais para os projetos conjugais! Além de explicar como as ferramentas do mundo corporativo podem ser trazidas para o planejamento a dois.

Márcia Colombani Pavani