Sete aspectos para compreender seu medo de fracassar

Todos nós já sentimos, em algum momento da vida, o medo de fracassar não é mesmo? Isto não é um privilégio somente de você leitor. Aliás, o medo de fracassar é um dos medos mais comuns quando nos referimos aos desafios da vida moderna.

Seja empreendendo uma nova frente de trabalho, um novo negócio próprio, ou mesmo um novo desafio em seu próprio ambiente de trabalho o medo de fracassar é inevitável.

Fracassar parece ser mais visto como algo perene, do que um meio de aprendizado altamente eficaz. Isto porque o medo de fracassar pode fazer uma pessoa ficar paralisada numa vida entediante, ou, no mínimo, desestimulante. E até desencadear disfunções emocionais que se aproximam de patologias mais sérias.

Se você ler este artigo até o final vai poder compreender as 7 principais causas deste medo tão avassalador e prejudicial. E, no final temos algumas dicas de como iniciar seu processo de desenvolvimento pessoal para superá-los.

1- Todo medo é aprendido ao longo da vida e não é de nascença

Por mais que a interpretação corriqueira entenda que o medo é uma emoção de nascença, sua origem é menos densa.

Todo medo é aprendido ao longo da vida, fruto de uma experiência (desde a fase intrauterina) que gerou algum tipo de desconforto. Da mesma forma, este desconforto incita a pessoa a decidir lutar contra o medo ou simplesmente fugir da mesma experiência para sempre.

O único medo realmente genuíno, e que vem de nascença, é o medo do novo. Isto porque qualquer novidade gera medo em quaisquer pessoas. Basta convidar alguém para colocar a mão num saco cujo conteúdo seja desconhecido,  e verá o medo genuíno, do cérebro reptiliano, se manifestar.

2- Julgamento externo e críticas

O medo de fracassar é expresso muitas vezes pelo viés de não lidar bem com o julgamento dos outros. Acima de tudo, ser alvo de julgamentos mete medo em muitas pessoas.

Muitas pessoas se defendem dizendo que aceitam julgamentos externos, ou críticas, principalmente se forem críticas construtivas. Ledo engano!

Crítica é crítica. Não cabe ao emissor o rótulo de ser construtiva ou destrutiva. Isto porque cabe a quem recebe a crítica, este sim, persona legítima para considerá-la com algum tipo de rótulo do tipo. É o medo da crítica, do julgamento externo, que traz este tipo de viés.

O correto seria considerar a crítica como sendo pertinente ou simplesmente digna de ser ignorada. Em suma, jamais considerá-la construtiva ou destrutiva como sendo uma intenção de seu emissor. Quando isto acontece, é o medo se manifestando.

3- Não considerar o fracasso como uma oportunidade de aprender

O medo de fracassar é tão grande que, muitas vezes, a pessoa considera melhor nem testar as alternativas. Além disso, com esta postura, de fugir continuamente do fracasso, perde-se a melhor oportunidade de aprender de forma insubstituível.

Acredite! A melhor forma de aprendizado é fracassando. Por exemplo, observe que as pessoas mais bem sucedidas fracassaram muito mais vezes do que lograram êxito. Nada ensina mais e melhor que o fracasso.

Evitar o fracasso é abrir mão de aprender. A questão é desenvolver uma forma de fracassar rápido e, mais rápido ainda, fazer as correções e dar a volta por cima.

4- Baixa autoestima e insegurança

Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e que demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.

Quem tem autoestima alta e segurança de si mesmo, pode até reconhecer que tem limitações de conhecimento (ver item 7), mas não a expressa. Por outro lado, ele até a desafia, ou seja, torna-se irresponsável por falar algum absurdo, mas não expressa nenhuma insegurança.

Inseguro ou alguém com baixa autoestima, é aquela pessoa que precisa dos outros para avaliarem se algo que ela tivera feito está realmente bom. Em suma, alguém que considera a sua opinião menos relevante que a de outrem.

Insegurança ou baixa autoestima nada mais é do que um sentimento de mal-estar que pode ser desencadeado pela percepção de ser vulnerável de alguma forma. Ou ainda um senso de incapacidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego.

Toda insegurança ou baixa autoestima é, em síntese, a manifestação de medo de fracassar em público.

5- Não adianta evitar a frustração, ela faz parte do processo

A frustração nada mais é que não lidar bem com o fracasso, mesmo que este fracasso represente alguma coisa temporária ou seja um excelente meio de aprendizado. Evitar frustrações é ter medo do fracasso.

O frustrado considera o fracasso um evento eterno, definitivo, e não enxerga como sendo apenas uma etapa de aprendizado da batalha. Para resumir, fracassar na batalha é uma etapa normal, a quem está decidido a vencer a guerra.

Frustrar-se vem acompanhado de postura prostrada, cabisbaixa. É um medo travestido de desmotivação. Em conclusão, eliminado o medo, some a frustração.

6- Punição e recompensa (motivação extrínseca e intrínseca)

Se você já trabalhou em uma empresa que busca alta performance, você provavelmente já ouviu estas palavras. Talvez seu medo de fracassar seja por estar exposto a estes mecanismos de motivação. Isto porque conquistamos alguma coisa ou porque estamos fugindo de alguma punição, ou porque estamos buscando alguma recompensa.

Por isto que oferecer algum tipo de recompensa é o que motiva algumas pessoas a fazer algo a mais. Ou ainda, o contrário, o medo da punição é o que gera esta motivação. A “cenoura” ou está na frente (sendo buscada), ou está atrás (gerando medo de fracassar).

Infelizmente o que mais funciona é colocar a “cenoura” atrás, gerando medo pelo fracasso. Portanto, as pessoas mais buscam fugir do medo do fracasso do que merecer uma recompensa.

A motivação parece ser mais extrínseca (fugitiva do medo de fracassar) do que intrínseca. Assista este vídeo e compreenda melhor:

7- Descobrir vulnerabilidade de sua capacidade é fundamental

Assumir suas próprias limitações é fundamental, embora isto seja interpretado por muitas pessoas como uma fragilidade. Limite é um estágio instransponível que todos temos, mas limitação é uma debilidade que precisa ser reconhecida para poder ser superada.

Incapaz é aquela pessoa que se sente prematura aos desafios da vida, principalmente por ter menos informações sobre um determinado tema do que consideraria adequado. Alguém que considera sempre estar mais despreparado do que preparado.

Se sentir incapaz é diferente da insegurança ou baixa autoestima, embora os dois últimos, via de regra, gerem o primeiro. Um incapaz com alta autoestima ou seguro, desafia-se com requinte, embora possa incorrer também em ser irresponsável (vide item 4).

A sensação de incapacidade é sim um fator que incorre em medo de fracassar e, realmente, paralisa também muitas pessoas. O ideal seria ter coragem e bravura para buscar o conhecimento que falta do que fugir das situações de desafio.

Para empreendedores: o risco de perder dinheiro e ficar pobre

Ficar pobre é um dos maiores efeitos potenciais do fracasso. Por conta desta possibilidade, deste risco, o medo de fracassar é tão iminente. E por consequência, o medo de empreender.

Lidar com o dinheiro requer cuidados especiais, é verdade. Somos mais escravos do dinheiro do que controladores dele. Tem até uma das leis de nosso livro “As 30 Leis do Olho de Tigre” (Ed. Literare Books) que trata sobre como lidar melhor com o dinheiro. Clique aqui e veja este vídeo que liberei para você leitor. Ele é um pouco longo, mas vale a pena reservar um tempinho maior para o assistir.

Perder dinheiro faz parte do jogo do sucesso. O grande problema é perder todo o dinheiro ou perder mais dinheiro do que ganhar. O fracasso pode envolver a perda de dinheiro, mas o sucesso também envolve esta circunstância.

Portanto o medo de perder dinheiro não deveria estar associado ao medo de fracassar, pois esta perda é inevitável para quem deseja ganhar algum dinheiro. O medo de perder dinheiro deveria ser um álibi para aprendermos a lidar com ele, mas o efeito é a manifestação paralisante do medo de fracassar.

Como superar o medo de fracassar

Como eu disse lá no início, é desafiador superar todos estas 7 causas. Compartilho sua angústia de viver com algumas delas ou até todas. O grande problema é que algumas pessoas simplesmente se acostumaram a viver com este medo de fracassar.

Desqualificar estas causas e estes medos é mais prejudicial do que você imagina. Portanto, é fundamental que você reflita sobre estas causas citadas acima e adote uma postura proativa de se aprofundar nesta auto investigação para minimizar este sofrimento. É um caminho longo, mas imprescindível.

Nós aqui podemos lhe ajudar nesta jornada, pois ajudar as pessoas a superarem o medo de fracassar, tratando cada uma destas causas, é uma das principais missões do MOTDH – Método Olho de Tigre de Desenvolvimento Humano.

Destacaria aqui uma das intervenções do MOTDH que chamamos de OT ELEMENTS que inicia o processo de compreensão dos medos e auxilia a desenvolver coragem e bravura para viver experiências realmente transformadoras e capazes de eliminar este e muitos outros medos.

Conte conosco aqui tá bom! Eliminar totalmente o medo de fracassar não é o objetivo, pois afinal de contas, ele até acaba nos ajudando a sermos cuidadosos e precavidos diante dos risco da vidas. Mas enfrenta-los e não deixar que ele nos paralise é o trabalho a ser feito.