Sutra contemplativa da Plenitude Consiliente

Assista ao vídeo desta Sutra Contemplativa da Plenitude Consiliente:

Demorou muito tempo para nos ser revelado que a palavra felicidade não é a expressão máxima do bem-estar e do estar-bem (conceito de eudaimonia ou de ataraxia, presentes na filosofia). Clique aqui e veja o artigo que fizemos sobre esta diferença.

A palavra mais adequada para expressar este estado de SER é Plenitude, e ainda acompanhada de outra palavra complementar: Consiliente.

O importante é SER PLENO, não simplesmente ESTAR FELIZ. Felicidade, definitivamente, não basta!

Até se consegue a efêmera felicidade ganhando dinheiro ou poder (mesmo que por meios ilícitos ou questionáveis, explorando ou enganando pessoas). Ou valorizando a família em detrimento ao trabalho (ou o contrário). Ou ainda priorizando alguma religião, seja ela qual for.

Mas somente a Plenitude Consiliente assegura uma espécie de paz interior e saúde integral (mental, física e espiritual). Que independe do nível de poder alcançado, que independe do nível de riqueza econômica armazenada. Que independe da escolha da “muleta” a quem deposita-se a responsabilidade pelas coisas boas (ou más). Que independe do nível de regozijo pelas férias ou passeio tão sonhado. Que independe do casamento perfeito. Enfim, que independe da efetivação de todos os seus objetivos e até da ausência de manifestações de doenças.

Vive a Plenitude Consiliente aquele que atingiu um nível de sabedoria (não o mero conhecimento sem aplicação) que faz com que o modelo de felicidade imposto (pelos outros e/ou por você próprio) não seja sequer mais necessário.

A Plenitude Consiliente assegura que tudo está bem, sempre, mesmo que os resultados não sejam alcançados, mesmo que a vida fenomênica esteja em crise.

Porque a Plenitude Consiliente valoriza a contínua busca e não o cômodo encontramento. Nenhuma conclusão pode ser definitiva ou peremptória, pois tudo é parcial até que se entenda, e se internalize, o próximo aprendizado.

A beleza está na jornada a ser percorrida, e não no destino. A felicidade impõe condições para sua concretização, a Plenitude Consiliente jamais.

Adquira o hábito de ler diariamente esta sutra contemplativa e sinta uma consciência evolutiva invadir seu espírito de forma gradativa e infinita.