Cada vez mais é recorrente a constatação de que a lacuna de desempenho dos profissionais e pessoas, seja na ambiência corporativa ou até na vida pessoal / social, se deve muito mais a falta de desenvolvimento comportamental do que técnico ou acadêmico. As pessoas até se dedicam (ou se dedicaram) a aprender, tecnicamente ou academicamente, o que lhes falta (ou lhes faltava) para obter um razoável desempenho, mas o fato é que muitas vezes quando se repara estas lacunas técnicas / acadêmicas ainda o desempenho nem sempre aparece de forma sustentável. Um exemplo recente é a própria seleção brasileira de futebol, que tem disponível os maiores craques do planeta, mas ainda requer de mais base comportamental para obter os resultados que almejamos.
É também sabido que a nossa antiga convicção de que temos o “livre arbítrio” não é mais tão verdadeira quanto nos foi “vendido”. Hoje se sabe que são as sinapses entre os dentritos e axônios dos mais de uma centena de bilhões de neurônios espalhados em nosso cérebro (hardware) que oferecem o percurso elétrico que constroem as conexões viabilizadoras de todas as sensações e de todas as compreensões (softwares). Como estas sinapses acontecem de forma relativamente aleatória desde os 2 meses intrauterinos até aproximadamente os 8 anos de idade, somos muito mais “reféns” destas sinapses do que “protagonistas” delas. É por isto que a questão comportamental / emocional, recentemente explorada pelas organizações mais exemplares, tem sido alvo de cientistas em todo o mundo e requer muito mais conhecimento de neurologia do que de psicologia, fazendo dos neurocientistas os profissionais que mais vale a pena estudar nos próximos anos.
Nosso trabalho de treinamentos comportamentais está totalmente baseado nestes princípios neurológicos e nas mais diversas técnicas de interpretação comportamental holística que o mercado dispõe. A Análise Transacional, a Programação Neurolinguística, o Método Silva de Controle Mental, a Emotologia, o Eneagrama, a interpretação dos Micro Movimentos Fisiológicos, as Técnicas de Aprendizagem Acelerativa, os princípios básicos do funcionamento de cérebro (hardware) e da mente (software) são alguns dos temas que estudamos para poder abordar com relativa profundidade teorias e vivências que trazem uma nova perspectiva comportamental para o cidadão e para o profissional moderno, capaz de (a partir desta disposição de mergulhar neste mundo do autoconhecimento), colher resultados que o levarão a gozar de mais sucesso, mais libertação, mais felicidade e principalmente mais saúde.