RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Entre os relacionamentos interpessoais que temos na vida, podemos dizer que, dois deles se destacam: os relacionamentos familiares e os relacionamentos com as pessoas no ambiente corporativo. Para mantermos a comunicação perfeita, de modo que esses relacionamentos funcionem da melhor maneira possível, precisamos estar bem conosco e com as pessoas que nos cercam.
A convivência pessoal em linhas gerais nos obriga a lidar com as divergências humanas, sejam elas de opinião, visão, formação, de cultura e principalmente de comportamento humano. Fazer com que esses relacionamentos interpessoais consigam acontecer em nosso dia a dia da forma mais tranquila e adequada requer de algumas habilidades e características que vão além dos relacionamentos em si. Vamos destacar aqui apenas algumas delas, a começar pelo, autoconhecimento que implica nada mais nada menos que, reconhecer primeiro os nossos traços de comportamento e como eles influenciam em nossas relações interpessoais, o impacto que ele causa nas pessoas. Quando buscamos o autoconhecimento passamos a entender de forma mais esclarecedora, o porquê determinados comportamentos que percebemos nas outras pessoas por muitas vezes nos incomodam e como podemos mudar isso para que tenhamos uma boa relação humana. Utilizar do autoconhecimento como estratégia para prevenir-se de conflitos pode ser uma ferramenta poderosa.
Quando falamos de autoconhecimento no relacionamento interpessoal não podemos deixar de passar pela empatia que é um recurso, se assim podemos chamar, muito simples e que necessitamos para realizá-la apenas parar um minuto o nosso dia, para nos colocarmos no lugar do outro, para que possamos assim entender melhor as suas motivações, pensamentos e emoções, tornando a relação mais saudável. Ampliar a nossa percepção de realidade, nos torna um ser humano mais equilibrado e com a sensibilidade para nitidez de percepção do que alguns relacionamentos necessitam para sobreviver, com um único e exclusivo intuito, tornar uma relação simples e nada pessoal em uma relação ganha-ganha para mudança de atitude e de comportamento. Todos devemos praticar o exercício de apenas ouvir, para depois, somente depois, de ponderar falar.
Para mantermos os relacionamentos saudáveis no meio corporativo por exemplo, em sua grande maioria, se faz necessário o expressar a opinião que temos em determinados assuntos ou até mesmo em uma reunião de negócios, neste momento temos que usar da assertividade para sabermos nos expressar de forma franca, mas com respeito, embasamento, argumentos para que possamos ser ouvidos e para que nossa mensagem seja transmitida sem que afetem as nossas relações corporativas, o mesmo vale para os relacionamentos pessoais, falar o que pensamos, não significa brigar, e sim a abertura para o diálogo, para dizer ao outro não só o que pensa, mas ouvir e usar do CONSENSO, que nada mais é do que se chegar ao um senso comum de opiniões, e isso vale para qualquer relacionamento onde a decisão seja manter a harmonia.
No ambiente corporativo dinâmico, repleto de relações intensas entre as pessoas e mudanças constantes, saber conviver é o essencial, mas a cordialidade é primordial, ser educado com seu companheiro de trabalho, agradável e gentil, pode ser uma forma de abrir as portas para novos relacionamentos e oportunidades. Ser cordial de uma maneira natural demonstra as pessoas que somos pessoas, no mínimo, parecidas e que podemos manter o bom convívio, independente do ambiente em que estamos.
Estabelecermos um clima harmônico e positivo a nossa volta impacta diretamente em nossas relações, utilizarmos da maturidade para colaboramos para criação de um ambiente de troca, fortaleceremos a base de um bom relacionamento interpessoal colaborando assim para o crescimento e desenvolvimento pessoal.