CULTURA ORGANIZACIONAL - Um entrave para as mudanças e para as inovações ou uma característica necessária para não ser volúvel demais diante de tantas invenções.


Cultura organizacional é um tema pesquisado desde a década de 50, mas somente a partir da década de 80 é que se tem dado maior atenção aqui nas organizações brasileiras, preponderantemente por meio dos estudos da Psicologia Organizacional. Encontram-se diversas definições sobre o tema, mas a que parece ter sido a mais aceita foi a de Edgard H. Schein (1994):


"....é o padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que tenham funcionado suficientemente bem a ponto de serem considerada válida e, por isto, de ser ensinadas a novos membros do grupo como a maneira certa de se perceber, pensar, e sentir em relação a estes problemas.”

É a partir desta fundamentação que gostaria de versar sobre o assunto! Inevitável falar de Cultura Organizacional sem primeiramente refletir sobre o significado disponível em Wikipédia das palavras EMPIRISMO, CETICISMO e PARADIGMA.