ATITUDE EMPREENDEDORA

atitude empreendedoraVocê já ouviu falar em empreendedorismo? E em atitude empreendedora? Pois bem, no mercado de trabalho muitas pessoas ainda não sabem o que é ter uma atitude empreendedora e tão pouco sabem como fazer para colocá-la em prática. Quando falamos em atitude, usamos como embasamento os nossos comportamentos e que repetimos alguns padrões durante nossa vida toda. Ter consciência dos nossos padrões de comportamento é o primeiro passo para entendermos o que é ter uma atitude empreendedora e sabermos se estamos preparados para ela.

Comportamentos e atitudes são repetidas constantemente em nossas vidas, raras são as vezes que alguém tem uma atitude empreendedora caso ela não esteja internalizada de alguma forma. Para termos uma atitude empreendedora temos que mudar nosso padrão de pensamento para assimilarmos uma série de características e conhecimentos necessários para empreender, seja atuando no mercado corporativo como colaborador ou mesmo como empresário de qualquer porte.

Empreender trata-se de uma tarefa difícil e trabalhosa, segundo a descrição do dicionário, de fato é verdade, pois a pessoa que tem medo ou está acostumada a sua zona de conforto, não terá essa atitude empreeendedora nunca, mesmo sendo empresário, pois ser empresário não significa ser empreendedor. No mercado de trabalho encontramos pessoas com atitude empreendedora sendo funcionário, com um comportamento proativo, não esperando ordem e sim fazendo acontecer e buscando sempre oportunidades mesmo em meio ao caos, isso é ter uma atitude empreendedora.

Ter uma atitude empreendedora demanda saber o que quer e como fazer para chegar lá, arriscar-se tantas quantas vezes forem necessárias, buscando caminhos alternativos, mas sempre mantendo o seu foco. É buscar o que lhe faz brilhar os olhos, independente do que aconteça, é acreditar que correr riscos faz parte.

Estar preparado para isso depende única e exclusivamente de sua decisão em querer fazer dar certo, ser diferenciado, ser controverso as vezes, exercitar a engrenagem do sucesso mesmo quando as pessoas que não fazem nada para mudar de vida o critique por sua atitude tão audaciosa.

Enfim, ter atitude empreendedora é preciso ser distinto em seus atos, ter autoconfiança para fazer o que é preciso, ter persistência para seguir o objetivo, ter comprometimento para realização de metas, buscando sempre estar informado, ser exigente com a qualidade daquilo que entrega, ter metas estabelecida, um planejamento para realizá-las e um monitoramento constante, além do bom e velho networking. Somente assim será uma pessoa independente para tomar decisões, e só depois de passar por tudo isso, praticando todos os dias, poderá dizer que possui a atitude empreendedora.

COMPARTILHE