CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA (ESCOLHER TEXTO)
Acreditamos que organizações que proporcionam aos seus líderes a conscientização da importância da Cultura Organizacional conscientizada e orientada por seus valores em busca da excelência em gestão são empresas conectadas ao mercado inovativo.
POR QUE DEVO ME PREOCUPAR COM A CULTURA DA EMPRESA
Texto explicativo falando porque as empresas cresceram arrumando a cultura da empresa
ENTENDA O QUE É CULTURA E QUAIS SÃO SUAS ETAPAS
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O que é Cultura Organizacional
Conjunto de pressupostos criados, desenvolvidos ou descobertos, num processo de aprendizagem coletiva, ou seja, numa teia de significados tecida pelas próprias pessoas (adaptado de Clifford Geertz). Além disso, é o modo de percepção da realidade, do fazer, do espírito da organização e dos modelos mentais das pessoas que a compõem. Ela é formada por práticas, símbolos, hábitos, rituais, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, jargões e clima organizacional. A cultura envolve artefatos (padrões de comportamentos), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores e verdades).
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O que é Gestão de Mudança?
Gerenciamento de mudança é um processo interativo que utiliza um conjunto de técnicas para auxiliar uma organização e seus colaboradores na transição de um estado atual de comportamento para um estado futuro sustentável, neste caso, em relação a cultura organizacional vigente para uma mais ideal às exigências da ambiência. Promove o alinhamento nas pessoas da força de trabalho da organização em momentos de mudança, provê condições para obtenção de capacidades e conhecimentos necessários, foca objetivos certos, prepara a organização para a mudança e motiva os colaboradores a alcançar resultados sustentáveis.
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Qual a importância de se diagnosticar os traços comportamentais dos líderes?
Diagnosticar traços comportamentais das pessoas que compõem a liderança formal e informal e de também dos principais atores dos principais postos de trabalho é etapa fundamental em qualquer iniciativa de diagnóstico e mudança de cultura organizacional, uma vez que, será a partir destas identificação que será possível desenvolver Planos DE Intervenção normalmente focados em treinamentos comportamentais que sejam capazes de alterar o Modelo Mental da pessoa alvo e, por conta desta mudança, promover uma mudança de atitude não somente dentro da ambiência organizacional mas também nas ambiências sociais e pessoais de cada pessoa.
3 ETAPAS QUE SERÃO ABORDADAS
Diagnóstico da Tipologia da Cultura
Diagnóstico dos traços comportamentais dos líderes
Plano de Intervenção Cultural - PLIC
Quando o DIZER e o FAZER não estão alinhados, é o FAZER que modelará a CULTURA DA ORGANIZAÇÃO (seu DNA)
Como fazer a mudança?
Para fazer a mudança da CULTURA, Carolyn Taylor diz que é necessário mudar o comportamento dos líderes e, para fazer isto, é preciso mudar seu modelo mental. Mas como sabemos, esse modelo é influenciado pela CULTURA atual, que esta continuamente dizendo a eles para se comportar exatamente como o fazem agora. O Plano de Intervenção precisa descobrir COMO fazer as pessoas se comportarem contra culturalmente por tempo suficiente para estabelecer uma nova conduta. Nosso trabalho é capacitar os participantes do curso em facilitar esta cadeia de eventos.
O que são assessments?
Assessment é a palavra em inglês que significa AVALIAÇÃO e normalmente é bastante utilizada no meio corporativo para se referir aos tipos de avaliação de traços comportamentais das pessoas que integram a força de trabalho de uma organização. Existem diversos assements diferentes disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Para resolver estas circunstâncias de preferência deste ou daquele assessment nossa metodologia adota de 5 a 7 assessments diferentes e somente considera traço comportamental o que for comum em todos os assessments.
ENTENDA QUAIS ASSESSMENTS VOCÊ PODE ESCOLHER PARA DIAGNOSTICAR CULTURA ORGANIZACIONAL EM SUA EMPRESA
Método de Cameron & Quinn
Conheça a contribuição Kim S. Cameron e Robert E. Quinn para Diagnóstico e Mudança da Cultura Organizacional por meio de seu questionário de cultura e sua forma de fazer a identificação das 4 tipologias culturais (clã, hierárquica, de mercado e inovativa).
Método IBACO
Conheça a contribuição de 5 brasileiras na construção do IBACO – Instrumento Brasileiro de Avaliação da Cultura Organizacional que divide a tipologia cultural de uma organização em VALORES (4 dimensões) e PRÁTICAS (3 dimensões).
E QUAIS ASSESSMENTS UTILIZAMOS PARA DIAGNOSTICAR O PERFIL COMPORTAMENTAL DA LIDERANÇA
- Mapa de Perfil Emocional de Robert Cooper – EQ-MAP;
- Eneagrama de Tipos;
- Egograma de Eric Berne;
- Janela de Johari;
- Motivograma;
- Sistemas Representacionais da PNL;
- Tipos de Inteligência de Howard Gardner;
- Entrevistas pessoais com nossa equipe de Coaching
ORLANDO PAVANI JÚNIOR
Desde 1990 trabalhando exclusivamente com Consultoria de Organizações atua hoje como Diretor Presidente da Holding Pavani que administra suas duas empresas (Gauss Consulting Group e Olho de Tigre) atuando de forma significativa em Projetos de Transformação Organizacional. Desde o ano 2000 o Prof. Pavani dedicou-se a estudar ciência do comportamento e fez mais de 20 cursos de especialização na área. Sua mais recente titulação é de Pós-Graduado em Medicina Comportamental pela UNIFESP o que traz uma abordagem especial no que tange ao tema Cultura Organizacional.
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NOSSA BASE CIENTÍFICA E METODOLÓGICA
“Não diga nada. O que você é flutua sobre você – e faz tanto barulho que não se consegue escutar o que você possa dizer ao contrário.”
Ralph Waldo Emerson
ENTENDA COMO OCORRE A MUDANÇA, LEIA OS ARTIGOS E SAIBA O QUE O MERCADO ESTÁ FALANDO SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL
Sua empresa cresceu muito rápido? Esses 3 pontos podem ajudar sua cultura organizacional
"...Uma das maiores dores dos empreendedores que cresceram muito é sua cultura organizacional. Manter a essência da empresa, os valores e a missão, é uma tarefa extremamente desafiadora...."
Uma boa cultura organizacional pode transformar o espírito da sua empresa.
"...é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele..."
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Sobre a Olho de Tigre
A Olho de Tigre é uma empresa de Consultoria e Treinamento focada em Comportamento Humano em busca da Plenitude em três ambiências: Inteligência Emocional, Inteligência Interpessoal e Inteligência em Mudança de Cultura Organizacional. Acesse: www.olhodetigre.com.br
Gravação da transmissão ao vivo
Você poderá assistir ao nosso curso no conforto de sua casa ou de seu escritório uma vez que todo o conteúdo será transmitido ao vivo pela internet com possibilidade de interação ao vivo via chat com o instrutor.