CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA  (ESCOLHER TEXTO)

Acreditamos que organizações que proporcionam aos seus líderes a conscientização da importância da Cultura Organizacional conscientizada e orientada por seus valores em busca da excelência em gestão são empresas conectadas ao mercado inovativo.

Curso Diagnóstico e Gestão da Mudança de Cultura Organizacional from Holding Pavani on Vimeo.

POR QUE DEVO ME PREOCUPAR COM A CULTURA DA EMPRESA

Texto explicativo falando porque as empresas cresceram arrumando a cultura da empresa

  • NOVAS ESTRATÉGIAS

    Mudança de Cultura Organização gera estratégias focadas em resultados promissores

  • CRESCIMENTO NO MERCADO

    Diagnosticar Cultura atual e deseja gera crescimento rápido e focado.

  • RESULTADOS FINANCEIROS

    Melhora de ambiente, melhora de resultado.

  • DESEMPENHO INOVATIVO

    Cultura voltada as mudanças e inovações do mercado de atuação com resposta rápida e eficaz.

ENTENDA O QUE É CULTURA E QUAIS SÃO SUAS ETAPAS

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    O que é Cultura Organizacional

    Conjunto de pressupostos criados, desenvolvidos ou descobertos, num processo de aprendizagem coletiva, ou seja, numa teia de significados tecida pelas próprias pessoas (adaptado de Clifford Geertz). Além disso, é o modo de percepção da realidade, do fazer, do espírito da organização e dos modelos mentais das pessoas que a compõem. Ela é formada por práticas, símbolos, hábitos, rituais, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, jargões e clima organizacional. A cultura envolve artefatos (padrões de comportamentos), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores e verdades).

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    O que é Gestão de Mudança?

    Gerenciamento de mudança é um processo interativo que utiliza um conjunto de técnicas para auxiliar uma organização e seus colaboradores na transição de um estado atual de comportamento para um estado futuro sustentável, neste caso, em relação a cultura organizacional vigente para uma mais ideal às exigências da ambiência. Promove o alinhamento nas pessoas da força de trabalho da organização em momentos de mudança, provê condições para obtenção de capacidades e conhecimentos necessários, foca objetivos certos, prepara a  organização para a mudança e motiva os colaboradores a alcançar resultados sustentáveis.

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    Qual a importância de se diagnosticar os traços comportamentais dos líderes?

    Diagnosticar traços comportamentais das pessoas que compõem a liderança formal e informal e de também dos principais atores dos principais postos de trabalho é etapa fundamental em qualquer iniciativa de diagnóstico e mudança de cultura organizacional, uma vez  que, será a partir destas identificação que será possível desenvolver Planos DE Intervenção normalmente focados em treinamentos comportamentais que sejam capazes de alterar o Modelo Mental da pessoa alvo e, por conta desta mudança, promover uma mudança de atitude não somente dentro da ambiência organizacional mas também nas ambiências sociais e pessoais de cada pessoa.

3 ETAPAS QUE SERÃO ABORDADAS 

  • Diagnóstico da Tipologia da Cultura

  • Diagnóstico dos traços comportamentais dos líderes

  • Plano de Intervenção


Quando o DIZER e o FAZER não estão alinhados, é o FAZER que modelará a CULTURA  DA ORGANIZAÇÃO (seu DNA)

Como fazer a mudança?

Para fazer a mudança da CULTURA, Carolyn Taylor diz que é necessário mudar o comportamento dos líderes e, para fazer isto, é preciso mudar seu modelo mental. Mas como sabemos, esse modelo é influenciado pela CULTURA atual, que esta continuamente dizendo a eles para se comportar exatamente como o fazem agora. O Plano de Intervenção precisa descobrir COMO fazer as pessoas se comportarem contra culturalmente por tempo suficiente para estabelecer uma nova conduta. Nosso trabalho é capacitar os participantes do curso em facilitar esta cadeia de eventos.

O que são assessments?

Assessment é a palavra em inglês que significa AVALIAÇÃO e normalmente é bastante utilizada no meio corporativo para se referir aos tipos de avaliação de traços comportamentais das pessoas que integram a força de trabalho de uma organização. Existem diversos assements diferentes disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Para resolver estas circunstâncias de preferência deste ou daquele assessment nossa metodologia adota de 5 a 7 assessments diferentes e somente considera traço comportamental o que for comum em todos os assessments.

ENTENDA QUAIS ASSESSMENTS VOCÊ PODE ESCOLHER PARA DIAGNOSTICAR CULTURA ORGANIZACIONAL EM SUA EMPRESA

  • Modelo de Cameron & Quinn

    Conheça a contribuição Kim S. Cameron e Robert E. Quinn para Diagnóstico e Mudança da Cultura Organizacional por meio de seu questionário de cultura e sua forma de fazer a identificação das 4 tipologias culturais (clã, hierárquica, de mercado e inovativa).

  • Modelo IBACO

    Conheça a contribuição de 5 brasileiras na construção do IBACO – Instrumento Brasileiro de Avaliação da Cultura Organizacional que divide a tipologia cultural de uma organização em VALORES (4 dimensões) e PRÁTICAS (3 dimensões).

  • Outros Modelos

    Vamos abordar também algumas outras tipologias propostas por outros autores (Richard Barrett é um exemplo) que estão sendo gradativamente inseridas em nosso portfólio de questionários a serem disponibilizados aos nossos clientes.

E QUAIS ASSESSMENTS UTILIZAMOS PARA DIAGNOSTICAR O PERFIL COMPORTAMENTAL DA LIDERANÇA

  • Mapa de Perfil Emocional de Robert Cooper – EQ-MAP;
  • Eneagrama de Tipos;
  • Egograma de Eric Berne;
  • Janela de Johari;
  • Motivograma;
  • Sistemas Representacionais da PNL;
  • Tipos de Inteligência de Howard Gardner;
  • Entrevistas pessoais com nossa equipe de Coaching

ORLANDO PAVANI JÚNIOR

Desde 1990 trabalhando exclusivamente com Consultoria de Organizações atua hoje como Diretor Presidente da Holding Pavani que administra suas duas empresas (Gauss Consulting Group e Olho de Tigre) atuando de forma significativa em Projetos de Transformação Organizacional. Desde o ano 2000 o Prof. Pavani dedicou-se a estudar ciência do comportamento e fez mais de 20 cursos de especialização na área. Sua mais recente titulação é de Pós-Graduado em Medicina Comportamental pela UNIFESP o que traz uma abordagem especial no que tange ao tema Cultura Organizacional.

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NOSSA BASE CIENTÍFICA E METODOLÓGICA

“Não diga nada. O que você é flutua sobre você – e faz tanto barulho que não se consegue escutar o que você possa dizer ao contrário.”

Ralph Waldo Emerson

ENTENDA COMO OCORRE A MUDANÇA, LEIA OS ARTIGOS E SAIBA O QUE O MERCADO ESTÁ FALANDO SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL

Sua empresa cresceu muito rápido? Esses 3 pontos podem ajudar sua cultura organizacional

"...Uma das maiores dores dos empreendedores que cresceram muito é  sua cultura organizacional. Manter a essência da empresa, os valores e a missão, é uma tarefa extremamente desafiadora...."

 

Uma boa cultura organizacional pode transformar o espírito da sua empresa.

"...é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele..."

 

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