Blog

Categoria:

Fake news

As fake news podem ser minimizadas se não terceirizarmos a curadoria da informação

Num ambiente de profundo antagonismo de opiniões, recorrentemente ambos os lados se utilizam de argumentos sobre a divulgação de notícias falsas (fake news). A questão que este artigo tem a intenção de colocar uma lente de aumento é a pertinência (ou não) em rotular determinada notícia ou pensamento como mentiroso.

Publicado em: 31 de outubro de 2022
Plenitude Consiliente

Sutra contemplativa da Plenitude Consiliente

Demorou muito tempo para nos ser revelado que a palavra felicidade não é a expressão máxima do bem-estar e do estar-bem (conceito de eudaimonia ou de ataraxia, presentes na filosofia). As palavras mais adequadas são PLENITUDE CONSILIENTE cuja sutra contemplativa deve ser lida e interiorizada diariamente.

Publicado em: 27 de setembro de 2022
30 leis do olho de tigre

Entenda o que representa as 30 LEIS DO OLHO DE TIGRE

O livro "AS 30 LEIS DO OLHO DE TIGRE - Conceitos poderosos para alcançar o protagonismo empreendedor com plenitude", publicado pela Ed Literare Books em 2016 (primeira edição) e em 2020 (segunda edição) configura uma iniciativa minha de condensar todo o aprendizado sobre ciências do comportamento.

Publicado em: 15 de setembro de 2022
sofismar é a regra

Sofismar é a regra! Vale tudo para te enganar com promessas vazias?

O que se observa muito nas mídias sociais, são conteúdos forçadamente empoderadores que fazem com que as pessoas acatem que podem realizar absolutamente tudo que sua imaginação seja capaz de propor. Que o sucesso, a felicidade, a riqueza são apenas uma questão de seguir os "passos" certos (regras mágicas). Tudo SOFISMA! Argumentação utilizada aos montes pelos charlatões nas mais diversas áreas de atuação.

Publicado em: 17 de agosto de 2022
comportamento empreendedor

Comportamento empreendedor é mais importante do que ter emprego ou estar empregado

É isto mesmo! Comportamento empreendedor, especialmente no século XXI, é muito mais importante do que TER emprego ou ESTAR empregado. Primeiramente, porque empreendedorismo é um estado de SER, e o emprego é um estado de TER e/ou ESTAR. Você tem um emprego ou está empregado, mas empreendedorismo é um traço emocional, uma característica que você não apenas tem ou está, você é.

Publicado em: 3 de agosto de 2022
TOP GUN MAVERICK

Lições comportamentais do filme TOP GUN MAVERICK

Para quem ainda não assistiu a continuação do filme TOP GUN - ASES INDOMÁVEIS (produzido em 1986), este artigo é dedicado a comentar sobre o que podemos aprender sobre comportamento humano com TOP GUN: MAVERICK que foi lançado recentemente nos cinemas.

Publicado em: 22 de junho de 2022
feedback efetivo

Como dar um Feedback que funcione e sem resistências?

Dar feedbacks tem sido uma prática muito mal aplicada que cada vez ajuda menos e gera sanções jurídicas sérias. Aprenda a dar feedbacks de uma forma correta adotando dois cuidados básicos que quase ninguém te falou ainda.

Publicado em: 10 de junho de 2022
Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento humano emocional e comportamental: uma abordagem alternativa

Uma importante explicação do que consiste as iniciativas de Desenvolvimento Humano e quais as alternativas disponibilizadas pelo mercado para atender a esta demanda de forma a ressaltar como a Olho de Tigre procura se diferenciar das mesmas através de uma alternativa em direção até oposta ao que é ofertado.

Publicado em: 12 de maio de 2022
plenitude

Quais as diferenças entre Plenitude e Felicidade?

A maioria das pessoas, até filósofos, manifestam que a maior busca do ser humano é a Felicidade. Mas aprendi que a Felicidade não é a palavra que expressa o melhor nível possível de "bem-estar" e do "estar bem". Esta palavra é PLENITUDE.

Publicado em: 11 de abril de 2022
Coaching

O patético Movimento de Coaching no Brasil

Movimento de Coaching no Brasil envergonha a classe de profissionais sérios e com lastro acadêmico. Em paralelo, colocam em risco os clientes que acabam confiando nesta "picaretagem".

Publicado em: 2 de abril de 2022
Modelo Mental

O que é Modelo Mental e porque ele precisa ser mudado

Uma das palavras mais citadas hoje em dia é Modelo Mental, também conhecida com o termo Mindset. Trata-se de uma das abordagens mais importantes na nova realidade mundial. Este é o objetivo deste artigo.

Publicado em: 11 de março de 2022
Medo de fracassar

Sete aspectos para compreender seu medo de fracassar

O medo de fracassar é um dos medos mais comuns quando nos referimos às novas demandas do século XXI. Seja empreendendo uma nova frente de trabalho, um novo negócio próprio, ou mesmo um novo desafio em seu próprio ambiente de trabalho.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2022
Persuasão e dissuasão

Persuasão ou Dissuasão: o que é mais adequado ensinar e encorajar?

Nosso foco neste artigo é distinguir a palavra persuasão da dissuasão. Tenho sérias críticas aos esforços de persuasão, e grandes motivos para encorajá-lo ao contrário, ou seja, prepará-lo para aplicar mais dissuasão do que persuasão.

Publicado em: 3 de fevereiro de 2022
autossabotagem comportamental

Autossabotagem comportamental: um mal que aflige a humanidade

Autossabotagem comportamental é um mal que aflige a humanidade de tal forma, que sua compreensão e os esforços para minimização desta traço será vital para superar os desafios que o século XXI vai nos impor.

Publicado em: 27 de janeiro de 2022
Comunicação assertiva: como mantê-la nas relações?

Comunicação assertiva: como mantê-la nas relações ?

A comunicação assertiva engloba muito mais do que apenas uma boa oratória. Dentro dela estão agregados os valores, comportamentos e crenças de cada um. E encontrar um denominador para que, de fato, a mensagem seja passada e entendida sem distorções é, uma arte.

Publicado em: 23 de janeiro de 2022
projeto a dois

Projeto a dois: será que é fácil?

Ao longo dos anos, pesquisas demonstram que o plano de vida da grande maioria das pessoas inclui sempre um projeto profissional e um relacionamento estável para um projeto a dois. 

Publicado em: 20 de janeiro de 2022
COMPARTILHE